Ribeirão Preto, Quinta-feira, 03 de Setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carros em agosto sobe em Ribeirão

Dados da Fenabrave mostram que a cidade está na contramão do país

Expectativa das lojas é grande para as vendas em setembro, último mês com redução de imposto para os automóveis


DA FOLHA RIBEIRÃO

As vendas de carros em Ribeirão tiveram alta em agosto, tanto em relação ao mês anterior quanto em relação ao mesmo período do ano passado, na contramão do que ocorreu no país. Agosto foi o penúltimo mês de redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nos veículos zero.
Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em agosto, foram vendidos na cidade 1.693 automóveis, 2,17% a mais do que no mesmo mês de 2008 (veja quadro nesta página). Em relação a julho, o aumento foi de 1,74%. Em todo o Brasil, as vendas caíram 9,54% entre julho e agosto e 7,12% no comparativo entre os meses de agosto.
No acumulado do ano, houve queda em Ribeirão: foram vendidos 13.094 carros ante 14.531 nos oito meses de 2008.
A expectativa agora é de recorde de vendas em setembro, o último mês em que deve vigorar a redução e isenção de IPI.
"Estocamos mais carros em setembro para que possamos fazer frente à demanda que esperamos. Normalmente nós trabalhamos com um estoque de 21 dias. Hoje, estamos com um estoque próximo a 40 dias", disse Rui Flávio Chúfalo Guião, diretor presidente do Grupo Santa Emília.
Segundo o empresário, as vendas em agosto em suas concessionárias superaram em 18% o total vendido em julho.
Para Eduardo Rebehy, da Independance, concessionária Citroën em Ribeirão, o setor já superou a crise que provocou queda nas vendas no primeiro semestre. "As vendas se superam a cada mês. E nossa expectativa para setembro é a melhor possível por causa do IPI. Estamos com um estoque reforçado."
Segundo Rebehy, outro indício de que a crise passou são os novos investimentos. Hoje a Independance inaugura sua concessionária em Franca. "O investimento foi alto [não revelou o valor] e, com isso, vamos passar a cobrir toda a região, pois temos lojas em Ribeirão, São Carlos e Araraquara."


Texto Anterior: Outro lado: Estado diz que não haverá prejuízo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.