Ribeirão Preto, Domingo, 03 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nº de edifícios comerciais cresce 143%

Prefeitura autorizou 17 empreendimentos com salas comerciais e mistas em 2010, ante sete no ano passado

Só nos últimos dois meses, foram cinco lançamentos; segundo o SindusCon, há busca de salas por autônomos

DE RIBEIRÃO PRETO

As construções de empreendimentos comerciais cresceram 143% neste ano em Ribeirão Preto em relação ao ano passado.
Segundo dados da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, em 2009 foram autorizadas sete obras de prédios altos comerciais ou mistos. Neste ano, até agosto, foram 17 autorizações, e o número pode aumentar ainda mais até o fim do ano.
Só nos dois últimos meses, ao menos cinco grandes empreendimentos do tipo foram lançados em Ribeirão.
Um deles é o Centro Profissional RibeirãoShopping, uma torre de 18 pavimentos com 288 salas comerciais, interligada ao shopping por uma passarela exclusiva.
A obra, da Multiplan, terá 12.569 m2 de área privativa para venda e volume geral de vendas estimado em R$77,9 milhões. A entrega está prevista para dezembro de 2012.
Outra é o Prime Office, na avenida Braz Olaia Acosta, entre o RibeirãoShopping e futuro Shopping Iguatemi.
O prédio, de nove andares, tem 99 salas comerciais de 33 a 68 m2 e seis lojas de 57 a 241 m2 no térreo.
Segundo o diretor regional do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), José Batista Ferreira, o segmento de prédios empresariais e comerciais ficou muito tempo parado e por isso há uma demanda grande.
"Até 2008 eles eram feitos de forma proporcional ao recurso. A diferença hoje é a oferta de recursos, que proporciona encorpar mais e fazer prédios maiores."
Na opinião de Batista, há mercado em Ribeirão, formado por profissionais liberais que possuem os seus próprios escritórios.
"Antes advogados e médicos alugavam casas para seus negócios, mas tinham de manter a segurança sozinhos. Agora eles acabam optando pelos prédios. Isso dá mais segurança."
Outros dois empreendimentos comerciais que estão sendo erguidos em Ribeirão são o Centro Empresarial Castelo Branco e o Galileu Office, ambos da Habiarte Barc Construtores Associados.
O Centro Empresarial Castelo Branco, previsto para abril de 2011, é um complexo de escritórios de alto padrão e já está com 72% das unidades comercializadas.
Já o Galileu, com 61 unidades a partir de 59,68 m2, com apenas um mês de lançamento, já vendeu 60%.
"Acreditamos que esse resultado se deve à dualidade qualidade e localização do projeto, somada à expectativa de valorização do patrimônio", disse o diretor da Habiarte Barc, Paulo Tadeu Rivalta de Barros.
Para o diretor regional do SindusCon, o segmento deve continuar crescente. "A maioria dos novos empreendimentos está na zona Sul, mas o mercado criará novos locais." (HÉLIA ARAUJO)


Texto Anterior: Barretos: Alta nas queimadas faz Cetesb criar um comitê de emergência
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.