Ribeirão Preto, Terça-feira, 04 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dengue atingiu 81 por dia no ano passado

Ribeirão Preto registrou em 2010 um total de 29.771 casos da doença, o maior número da história da cidade

Outras 224 ocorrências estão em investigação; previsão da Secretaria da Saúde é de "muitos casos" neste ano

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão Preto fechou o ano de 2010 com 29.771 casos confirmados de dengue, o maior volume da história. A média é de 81 casos por dia -ainda há 224 em apuração.
Dados da Secretaria da Saúde mostram que, embora menores que em 2009, os números de confirmações no último bimestre do ano passado já preocupam os especialistas da área. Foram 125 casos confirmados em 2010 ante os 191 no ano anterior- uma queda de 34,5%.
"Ainda assim precisamos ficar alertas. Foi neste período, em 2009, que previmos um grande número de casos para o ano passado. Como a diferença é muito pequena de um ano para o outro é provável que tenhamos muitos casos da doença agora em 2011", disse a diretora substituta da Vigilância em Saúde, Elisabete Paganini.
De acordo com ela, o trabalho dos agentes de controle de vetores se concentra neste período no bloqueio dos casos positivos.
"Assim que um caso é confirmado, os agentes já fazem o bloqueio no bairro. Assim podemos evitar a infestação do mosquito."
Segundo Elisabete, durante o período de chuva, principalmente neste mês de janeiro, é importante que a população auxilie no combate a possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
"Com as chuvas, as equipes de controle de vetores não podem ir a campo e, por isso, a limpeza de possíveis criadouros deve ser responsabilidade da população."
Ainda de acordo com Elisabete, a vistoria em calhas, telhados, ralos e caixas d'água deve ser feita pelo menos uma vez por semana.
Entre os meses de maio e novembro de 2010, a Divisão de Controle de Vetores retirou 150 toneladas de possíveis criadouros do mosquito da dengue, em 24 arrastões.

SITE
Os números de casos de dengue -confirmados, notificados e em investigação- foram retirados do site da Prefeitura de Ribeirão. Os dados estavam disponíveis desde o início do ano passado.
No entanto, desde a última sexta-feira, o ícone que dava acesso aos dados foi retirado do ar. Segundo funcionários da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), responsáveis pela alimentação dos dados, a retirada do ícone foi feita a pedido da prefeita Dárcy Vera (DEM) e da Secretaria da Saúde.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Luiza Santa Maria, os dados foram retirados do site a seu pedido para evitar confusão com os números disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde.
"O problema é que nossos números são atualizados em tempo real e os do Estado, não. Por isso decidimos tirar do ar, mas vamos mandar boletins diários para a imprensa."


Texto Anterior: Educação: Com chuva, creches chegam a ter só 6 alunos em Ribeirão
Próximo Texto: Baixa oferta faz preço da laranja subir 171%
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.