Ribeirão Preto, Quarta-feira, 04 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Davi, 2, faz transplante em 15 minutos

Ele é o primeiro a passar por transplante de células-tronco de cordão umbilical entre não-parentes no HC

JEAN DE SOUZA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O primeiro transplante, em Ribeirão, de células-tronco de cordão umbilical entre não-parentes foi feito ontem no HC (Hospital das Clínicas), num procedimento de 15 minutos. O receptor foi Davi Souza, 2, que teve uma leucemia diagnosticada em julho de 2008.
O tratamento começou imediatamente após o diagnóstico, segundo o pai do menino, Júlio César Oliveira de Souza, 31. Porém, como Davi é filho único, não foram achados doadores compatíveis na família.
"Em novembro, tivemos a notícia de que havia um líquido de cordão umbilical compatível e que era uma chance de vida para ele", disse o pai.
O cordão foi encontrado no banco do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Durante o período que antecedeu o transplante, Davi foi submetido a sessões de quimioterapia.
Segundo a hematologista Belinda Simões, que faz parte da equipe responsável pelo tratamento, a eficácia do transplante será conhecida em até três semanas. "Com a diminuição da família brasileira, esse tipo de transplante se torna uma alternativa", disse o pesquisador e médico responsável pelo tratamento, Júlio César Voltarelli.
O obstáculo da incompatibilidade, porém, pode ser superado em futuro próximo. Pelo método desenvolvido por Simões, os pais -que têm compatibilidade de 50%- poderão se tornar doadores. Os transplantes haploidênticos, com "células meio igual, meio diferentes", segundo ela, estão em fase de testes com pacientes.


Texto Anterior: Preço do álcool cai em postos de Ribeirão
Próximo Texto: Fila: Espera por internação cai em distritais de saúde de Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.