Ribeirão Preto, Domingo, 04 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região tem pelo menos três guardas armadas

DA REDAÇÃO, EM RIBEIRÃO

A região de Ribeirão possui hoje pelo menos três guardas que já andam armadas. São elas as de Sertãozinho, Matão e Batatais.
Em todo o Estado, há dezenas delas. O Conselho Nacional das Guardas Municipais diz que há 500 no país, mas não sabe avaliar quantas estão armadas.
A de Sertãozinho tem 200 guardas (179 homens e 21 mulheres), que dividem as funções de segurança pública da cidade com a PM e com a Polícia Civil.
Criada em 1969, a corporação foi chamada inicialmente de Guarda Vigilante. Há cerca de dez anos, recebeu a denominação atual: Guarda Municipal.
Além de fazer a segurança do patrimônio público municipal, a guarda de Sertãozinho atua também no trânsito. "E mesmo contrariando algumas pessoas, nós atuamos em conjunto com a PM e com a Polícia Civil", afirmou Ilson Pereira de Souza, diretor do Departamento de Segurança da cidade.
De acordo com o diretor, a Guarda Municipal faz um policiamento preventivo na cidade. "Cada guarda é setorizado pelos bairros de Sertãozinho", disse.
Com a ronda, afirma Souza, os índices de criminalidade diminuem. "Durante um tempo, os guardas saíram das ruas e a violência aumentou".
Já a Guarda Municipal de Batatais é uma das mais antigas da região. Ela foi criada há 50 anos, mas só foi oficializada em 90 e tem um efetivo de 24 guardas que se divide entre ronda por patrimônio e auxílio aos bombeiros. "Podemos aumentar o quadro nos próximos meses", afirmou Dante José Fioco, comandante da Guarda Municipal de Batatais.
Em Matão, a guarda da cidade existe desde 1985. Hoje possui 30 guardas. Sua criação foi assessorada pela mesma equipe que criou a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo em meados da década de 80.
A GCM acabou popularizando o modelo de corporações municipais. Ficou conhecida na época como a "guarda de Jânio", por causa do prefeito da época, o também ex-presidente Jânio Quadros (1917-92). (LEk)

Texto Anterior: Funções da corporação serão mantidas
Próximo Texto: Conheça como é feita a pesquisa Datafolha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.