Ribeirão Preto, Terça-feira, 04 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casos de gripe em Ribeirão sobem para 35

Saúde passou a contar todos os suspeitos de surto como casos confirmados, segundo novo boletim divulgado ontem

Região já tem 43 casos confirmados e registrou duas mortes de mulheres; em Bebedouro, retorno às aulas foi suspenso ontem


LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O número de casos confirmados de gripe suína saltou de 20 para 35 em Ribeirão Preto, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde divulgado ontem. O aumento ocorreu, principalmente, porque a secretaria mudou a forma de contagem do número de pessoas com a nova gripe.
O último levantamento inclui 18 casos individuais e 17 vítimas do surto em uma instituição que atende pacientes com deficiência mental -cinco foram confirmados em laboratório e outros 12, atestados por vínculo clínico epidemiológico. Até a última sexta-feira, só eram contados os casos confirmados por laboratório.
Ontem, Ribeirão Preto teve seis casos descartados e atendeu mais quatro pessoas com suspeita da nova gripe. No total, são 16 casos suspeitos que aguardam resultados dos exames. A cidade tem ainda um surto sob investigação em uma empresa.
No total, a região tem 43 casos confirmados e duas mortes. Outras 51 pessoas aguardam resultado de exames.
Serrana teve seu primeiro caso confirmado ontem. É um homem de 44 anos, que trabalha como motorista de caminhão. Segundo a Secretaria da Saúde, apesar dos fatores de risco do paciente -obeso, diabético e hipertenso-, o quadro evoluiu bem e ele teve alta na semana passada.
No fim de semana, Barretos registrou o primeiro caso suspeito da doença. Uma grávida de oito meses foi internada no sábado na Santa Casa. De acordo com a Secretaria da Saúde, o quadro dela é estável.
Bebedouro tem oito suspeitos, que estão em casa sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica. As aulas da rede municipal, que recomeçaram ontem, foram suspensas a pedido dos pais de alunos. O retorno será no dia 17, conforme recomendado pelos ministérios da Saúde e da Educação.
Em Araraquara, um menino de nove meses está internado em um hospital particular com suspeita de gripe suína. De acordo com o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), outras duas pessoas na cidade apresentaram sintomas da doença. A cidade tem dois casos confirmados da nova gripe -ambos já tiveram alta- e quatro suspeitos, que aguardam resultado de exames.
Duas moradoras de Ibitinga continuam internadas com suspeita da doença no Hospital de Américo Brasiliense, unidade de referência da região. Uma professora de 38 anos de Ibitinga, também atendida em Américo Brasiliense, morreu vítima da gripe suína.
Em São Carlos, cidade em que ocorreu a primeira morte da região por causa do vírus H1N1, não há casos suspeitos.
Em Batatais, duas pessoas com suspeita da doença recebem tratamento em casa. Uma mulher de 64 anos, que tem problemas cardíacos, e outra de 30 anos, com problemas psiquiátricos, fizeram exames.


Texto Anterior: Fluxo em SP e no país cresceu, diz associação
Próximo Texto: Gripe comum mata 15 no ano na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.