Ribeirão Preto, Terça-feira, 04 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Transporte e despesas pessoais elevam custo de vida em julho

DA FOLHA RIBEIRÃO

O aumento nos preços do transporte e de itens de despesas pessoais foi o principal responsável por elevar o custo de vida em Ribeirão Preto em julho, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).
Segundo o ICV (Índice do Custo de Vida), calculado mensalmente pelo instituto, viver em Ribeirão ficou 0,38% mais caro no mês passado. O resultado representa queda em relação a junho, quando o índice registrado foi de 1,47%.
Comparando-se com julho de 2008, a queda é ainda maior -aquele mês registrou alta de 1,74%. "Ainda são respingos da crise, que, mesmo mais fraca, provocou a diminuição do consumo no período", disse Antônio Vicente Golfeto, diretor do instituto da ACI-RP.
Segundo o estudo, as despesas pessoais -itens de higiene pessoal, por exemplo- tiveram aumento de 3,9%. Já o setor de transportes apresentou alta de 3,18%. Outros setores também tiveram aumento de preço, como educação (0,28%) e habitação (0,16%). Já as áreas de vestuário e alimentação inverteram a curva e registraram baixa de 0,21 e 1,02, respectivamente.
O aumento da tarifa do ônibus urbano de Ribeirão ajudou a alavancar o índice no mês passado. Desde o dia 19 de julho, a passagem simples passou a custar R$ 2,30, e o bilhete integrado, R$ 2,50 -um aumento de 4,5% e 4,1%, respectivamente.
Já o setor de alimentos manteve queda nos preços -havia caído, também, em maio e junho-, segundo Golfeto, por causa do clima. No inverno, os preços costumam cair. Em maio, os alimentos tiveram a maior queda do ano, de 4,95%. Os dados históricos mostram que o ICV de julho de 2009 foi mais baixo do que no mesmo mês de 2007, quando o índice ficou em 0,81.


Texto Anterior: Gripe comum mata 15 no ano na região
Próximo Texto: Saneamento: Quatro cidades da região terão verba para obras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.