Ribeirão Preto, Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Temperatura é a maior do ano em Ribeirão

Às 16h de ontem, termômetros marcaram 37C, segundo a Cetesb; umidade do ar chegou a 35%, perto do índice de alerta

Desde quinta-feira, temperatura está acima dos 32C; hoje, a máxima prevista é 34C, com possibilidades de chuva

Edson Silva/Folha Imagem
O adolescente Denner Bíscaro se refresca no pq.
Fernando Monteiro da Silva (zona sul de Ribeirão)


LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Ribeirão Preto viveu ontem um dia de sorveterias e choperias lotadas com muita gente se refrescando em piscinas e lagos ou levando a tiracolo uma garrafa de água. Não era para menos. A temperatura chegou a 37C, às 16 horas, recorde do ano e a maior do Estado, de acordo com medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
A umidade relativa do ar ajudou a piorar o clima, ficando em 35% -abaixo de 30% é considerado estado de alerta.
Desde a última quinta-feira, os termômetros têm registrado temperaturas superiores a 32C. No fim de semana prolongado, o dia mais quente foi no feriado, quando chegou a fazer 36C, às 18h. Devido ao horário de verão, em que o relógio é adiantado em uma hora, as altas temperaturas se concentram entre 16h e 18h.
Segundo o Inmet, o calor se deve a uma área de alta pressão que se encontra no Estado de São Paulo. "Tem uma massa de ar seco parada no Estado que inibe a formação de nuvens e a troca de massas de ar. O tempo fica abafado, o que é comum nesse período de transição de estações", disse o meteorologista do Inmet, Franco Vilela.
Levantamento da Defesa Civil do Estado aponta que, em outubro, a temperatura máxima média foi de 31C, bem acima do histórico do mês, que é de 28,9C. Em setembro, mês que marca o início da primavera, o calor também foi elevado. A média foi de 30C ante o histórico de 28,8C.
Mas o calor não é exclusivo dessa estação. No inverno os termômetros também registraram recordes. O índice chegou a 36,2C, no dia 18 de setembro, segundo a Cetesb.
De acordo com o Inmet, o tempo deve continuar quente nos próximos dias. Hoje, a máxima prevista é de 34C e a mínima de 20C. Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a possibilidade de chuva hoje em Ribeirão é de 87%.
Amanhã, há previsão de nebulosidade e a chegada das pancadas de chuva típicas de verão. Na sexta-feira, a chuva deve ser mais forte, mas não será suficiente para abaixar a temperatura, que deve se manter em torno de 30C.
"Nos próximos dias deve haver pancadas isoladas, o que é esperado para o período. Como já ocorreu nos últimos meses, o volume pluviométrico em novembro se mantém acima da média do período. Mas, pelo fato de a chuva ser passageira, o calor se mantém", disse Vilela.


Próximo Texto: Cidade tem ano mais chuvoso da década
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.