Ribeirão Preto, Quinta-feira, 04 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vendas de 0 km caem 2,82% na região

Em outubro, foram comercializados 4.103 veículos, ante 4.222 em setembro; no ano, porém, houve crescimento

Para representantes do setor, queda pontual não interrompe o aumento verificado desde o começo de 2010

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

A venda de carros zero-quilômetro nas quatro cidades mais populosas da região -Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara- caiu 2,82% em outubro se comparada com a do mês anterior.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram comercializados 4.103 veículos, ante 4.222 vendidos em setembro. No país, a redução foi de 3.940 automóveis.
Já na comparação com outubro do ano passado, as vendas aumentaram 9,15%.
No acumulado do ano, a tendência também foi de alta de 13,94% na compra de carros novos, com 37.817 vendidos ante 33.191 em 2009.
Para o setor, a queda em outubro foi motivada pela menor quantidade de dias úteis. "Outubro teve apenas 20 dias", disse o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.
No entanto, a redução nas vendas não é considerada um problema. "O mercado de carros zero-quilômetro continua em alta. Temos obtido bons resultados ao longo do ano", afirmou.
Na região, a maior queda nas vendas foi registrada em Araraquara: 15,4%. A explicação, segundo concessionárias consultadas pela Folha, foi a expansão das vendas em setembro, quando foram comercializados 713 veículos novos.
Em Ribeirão, as vendas reduziram-se 4,18%. Ao todo, foram negociados 2.339 veículos ante os 2.441 entregues em setembro.
Já São Carlos e Franca registraram aumento nas vendas de 12,65% e 5,36%, respectivamente (veja quadro nesta página).
Para o gerente de vendas Ricardo Zanini, da concessionária Fiat de São Carlos, os negócios no setor não são como "voo de galinha". "Temos registrado um crescimento constante nas vendas e não um sobe e desce."
Na loja, foram emplacados 125 veículos, um aumento de 12% em relação a setembro, segundo Zanini.
"Nossas vendas aumentaram desde o fim da crise financeira no país. Para os próximos meses deste ano, esperamos crescer ainda mais", disse o gerente.
Nas concessionárias de Ribeirão, a compra de automóveis novos também está em alta. Na Ortovel Ford, as vendas aumentaram 6% em relação ao mês anterior, disse o supervisor de vendas, Renato Pinto Saraiva.
A estudante Carolina Fratti, 21, e sua mãe, Simone Fratti, 45, vão trocar o carro usado por um zero. "As facilidades de compra e a isenção de juros me chamaram a atenção", disse Simone.
O comerciante Claudenir Gadini, 51, disse que compraria o carro à vista por causa dos descontos. "É sempre vantajoso", disse.


Texto Anterior: "Figurões" não eleitos somam despesas de R$ 8,2 milhões
Próximo Texto: Número de acidentes cresce 88,6% no feriado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.