Ribeirão Preto, Domingo, 05 de Março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL 2000
Sem verba, agremiações apostam em juventude e usam materiais reciclados
Improviso marca desfile das três escolas de Ribeirão Preto


da Folha Ribeirão

A juventude, o improviso e o inesperado serão os destaques das três escolas de samba de Ribeirão Preto. A expectativa é que os desfiles de hoje e de terça sejam marcados pela simplicidade no reencontro entre os sambistas e o público. Em 99, não houve apresentação na cidade.
Com poucos recursos financeiros, as escolas estão comemorando os terrenos que ganharam em comodato da prefeitura. Neles, serão construídos os seus barracões.
Sem esses lugares próprios, as escolas precisaram improvisar. Todas buscaram, na reciclagem de elementos usados em outras edições do desfile, uma alternativa para a falta de verbas.
Sem poder comprar materiais de primeira linha, até a inclusão de produtos que pouco ou nada têm a ver com fantasias de Carnaval - como garrafas plásticas de refrigerante - foi aproveitada pelos carnavalescos.
O carnavalesco da Tradição, Valmir da Silva, afirma que a improvisação é a saída.
Prova disso é que sua escola vai decorar os carros alegóricos pouco tempo antes de entrar na passarela. A concentração será a oficina. "Não temos barracão neste ano, então vamos fazer da melhor regionaismaneira possível", afirmou.
Na concentração na via Norte, será usada uma lona de circo para proteger os carros da chuva.

500 anos
Como em praticamente todas as cidades brasileiras que têm desfiles de escola de samba, Ribeirão Preto verá os 500 anos do país ser o tema do seu Carnaval.
Os Bambas, Embaixadores dos Campos Elíseos e Tradição do Ipiranga vão falar sobre o Descobrimento em seus enredos.
Os Embaixadores vão resgatar a presença dos imigrantes na história do Brasil. Todas as raças que formaram a cultura e o povo brasileiro estarão retratados no samba enredo, nas fantasias e alegorias da atual bicampeã do Carnaval de Ribeirão Preto.
Entre as alas e os carros alegóricos, as mais variadas etnias vão ser representadas, entre elas japoneses, índios, italianos, portugueses e alemães.
Heróis e personagens da história nacional são as estrelas da festa para Os Bambas. Fred da Vila Isabel compôs o samba que vai levar para a avenida Pedro Álvares Cabral, Zumbi, os bandeirantes, os inconfidentes, abolicionistas e republicanos, entre outros.
Um texto simples e direto liga as várias passagens e os feitos heróicos de todos os nomes importantes do Brasil.
Na Tradição, os cinco séculos do país serão contados por um índio xingu. Em um sonho, ele antevê todas as glórias do esporte brasileiro no futebol e nas demais modalidades olímpicas.
A caçula das escolas de Ribeirão Preto dá um importante passo na disputa pelo título. Aliou a grande experiência de um bicampeão -o carnavalesco Valmir da Silva- à força e à vontade de jovens passistas.



Texto Anterior: Festejos importam foliões de outros municípios da região
Próximo Texto: "Caçula" aposta na juventude
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.