Ribeirão Preto, Quinta-feira, 05 de Maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tipo 2 da doença preocupa mais, diz órgão

DE RIBEIRÃO PRETO

A Vigilância Epidemiológica de Ribeirão considera o sorotipo 2 do vírus da dengue mais preocupante do que o tipo 4, que voltou a circular no país depois de 29 anos.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Santa Maria, epidemias da versão 2 do vírus têm registros de casos graves.
Se for analisado o número de pessoas vulneráveis, ambos os tipos praticamente empatam. O sorotipo 2 circula na cidade, mas ainda não predominou em epidemias.
A princípio, nenhum caso da dengue 4 foi registrado em Ribeirão Preto, mas, de acordo com Santa Maria, é certo que o vírus deve chegar ao município em breve.
"Sabemos que o vírus está em Barretos, Catanduva, São José do Rio Preto. É uma questão de tempo para que ele chegue aqui. Não tem como fazer uma barreira viral."
Para o especialista em dengue da USP Victor Hugo Aquino, é impossível determinar qual dos dois tipos de vírus da dengue pode ser mais alarmante.
"A experiência nos mostra que o sorotipo 2 pode ser mais agressivo, mas há muito tempo o 4 não circula no Brasil. Assim fica difícil compará-los e prever o que pode ocorrer",afirmou Aquino.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Zona norte da cidade lidera ranking de casos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.