Ribeirão Preto, Sexta-feira, 05 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Aquífero é única fonte de abastecimento

DA FOLHA RIBEIRÃO

O aquífero Guarani é usado pelo Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) como única fonte de abastecimento da cidade. No último dia 8, a autarquia chegou a publicar uma licitação para contratar um estudo que apontaria a viabilidade da captação de água também no rio Pardo, mas a concorrência foi cancelada no mesmo dia pela superintendência do Daerp -que alegou falta de verbas.
E a escassez ameaça o aquífero. O relatório do Projeto Sistema Aquífero Guarani, executado entre março de 2003 e fevereiro de 2009, mostrou que a captação de água do aquífero na região de Ribeirão é quase duas vezes maior que a taxa de renovação. Ou seja, o volume de água retirada do aquífero é maior do que a quantidade que se integra naturalmente ao reservatório.
O aquífero tem área de 1,2 milhão de km2, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e atinge Argentina, Uruguai e Paraguai.
Cerca de 70% do manancial está em território brasileiro e, além de São Paulo, abrange áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Municípios da região central do Estado, como Araraquara, Corumbataí, São Carlos, Ibaté, Analândia, Itirapina e Brotas estão em área de recarga do aquífero.


Texto Anterior: SP vai restringir obras em área do aquífero
Próximo Texto: Foco: Graziano lança programa de educação ambiental para crianças em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.