Ribeirão Preto, Domingo, 05 de Setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região tem alta de 53,4% na venda de caminhões

Foram comercializadas 842 unidades até agosto, ante 549 no ano passado

Melhor desempenho foi registrado em Franca, onde a comercialização de caminhões cresceu 93,5% no período

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

A venda de caminhões novos cresceu 53,4% de janeiro a agosto deste ano na região, na comparação com o mesmo período do ano passado.
As concessionárias de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara venderam 842 veículos desse tipo nos primeiros oito meses do ano, ante 549 de janeiro a agosto de 2009. Os números são da Fenabrave (federação das concessionárias).
Facilidade de crédito e crescimento da economia estão entre as causas para o aumento -como a maior parte da produção nacional é escoada por rodovias, o aumento na frota de caminhões é um reflexo direto do aquecimento do setor produtivo.
Em percentuais, o melhor desempenho no período entre as quatro localidades é de Franca, onde o número de caminhões vendidos quase dobrou -89 neste ano ante 46 em 2009, alta de 93,5%.
Ribeirão também teve um aumento significativo no período, com alta de 58,9% (veja quadro nesta página).
Para o gerente comercial da Ribeirão Diesel, Ronaldo Cesquim, a venda de caminhões está realmente aquecida, mas os percentuais estão mais elevados porque os números de 2009 foram afetados pela crise financeira, que reduziu os negócios.
"Esse desempenho de 2010 é, na verdade, um crescimento de dois anos. Mas isso não quer dizer que o mercado não esteja bom."
Segundo Cesquim, a Ribeirão Diesel estima fechar 2010 com um total de 370 caminhões vendidos em sua área de atuação, projeção de alta de 50% em relação a 2009.
De acordo com ele, os dois segmentos que mais impulsionam a venda desses veículos na região de Ribeirão são a indústria sucroalcooleira e a construção civil.
Já o gerente comercial da Santa Emília Caminhões, André Botelho, disse que os últimos três meses poderiam ter sido melhores não fosse, segundo ele, atrasos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na liberação de financiamentos já aprovados.
As vendas financiadas pelo BNDES representam 95% do total de caminhões comercializados pelo grupo, de acordo com Botelho. Mesmo assim, afirma ele, a projeção é encerrar o ano com 700 caminhões vendidos, uma alta de 40% ante 2009.

MOTOS
O mês de agosto também foi bom para as concessionárias de motos na região.
Apesar da facilidade para a compra do carro zero, apontada como algo negativo para o comércio de motocicletas, a venda de motos cresceu 25,6% em agosto nas quatro cidades mais populosas da região, na comparação com julho.
Foram vendidos 1.628 unidades em agosto, ante 1.296 em julho. O melhor desempenho foi registrado em Araraquara: alta de 60%, com 192 unidades vendidas em agosto. Ribeirão teve aumento de 22,6% no período.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Sem guardas-civis, Barretos comprará câmeras de vídeo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.