Ribeirão Preto, Domingo, 05 de Setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência de turismo de Ribeirão "caça" idoso

Programa federal estimula empresas a oferecer pacotes para a 3ª idade

Cidade tem 12,5% de sua população acima dos 60 anos, faixa que é flexível para viajar até na baixa temporada

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão quer mandar seus idosos para longe. De ônibus, de avião e até mesmo de navio. O nicho de mercado, ainda pouco explorado pelo turismo, tem despertado o interesse de agências de viagens que buscam atrativos para essa faixa etária.
O impulso vem do aumento desse público, graças ao envelhecimento da população brasileira, aliado a programas oficiais do Ministério do Turismo como o "Viaja Mais Melhor Idade".
De acordo com estimativa da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), Ribeirão tem cerca de 70 mil pessoas com idade acima de 60 anos -o que significa 12,5% da população.
"É um público que merece viver e rápido. Tem disponibilidade de tempo e procura um passeio que ofereça muita atividade", disse Lúcia Manço Bussi, proprietária da Sal Brasil Viagens e Turismo.
A agência está dentro de um grupo de 20 empresas de turismo que são cadastradas no programa, segundo levantamento da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Lançado em 2007, o programa oferece destinos específicos com tarifas diferenciadas. Porém, não é limitante: o turista sênior gosta de traçar seus roteiros.
"Existe muita demanda. Tanto gente que quer realizar o sonho de viajar para a Europa até quem prefere passeio com grupo de amigos para hotéis de água quentes", disse a dona da Bazon Viagens, Josiane Bazon.
A procura se tornou crescente, segundo ela, porque esse segmento "descobriu" que viajar é viável.
Há 15 anos no mercado, o proprietário da CLM Operadora Turística, Cláudio Luis Kroth, também vai investir em pacotes com esse foco.
"É um retorno muito bom, porque são turistas que podem viajar em qualquer época e respondem por 60% da venda na baixa temporada."


Texto Anterior: Perfil/Rogério Klafke: Senhor basquete
Próximo Texto: Foco: Após aposentadoria, casal consome o tempo livre em viagens pelo Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.