Ribeirão Preto, Quarta-feira, 05 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Total de mortes causadas por acidentes tem queda de 30,3%

DA FOLHA RIBEIRÃO

Enquanto as internações cresceram na região de Ribeirão, o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito caiu nos hospitais da região que atendem pelo SUS. As mortes em hospitais caíram 30,3%, passando de 33 entre janeiro e agosto do ano passado para 23 no mesmo período deste ano.
A queda notou-se também na regional de Araraquara -de 19 pacientes para 11. Já em Barretos, houve aumento de mortes em decorrência do trânsito: de 7 para 13. Em Franca, os números ficaram estáveis: 7.
No Estado, foi registrada uma queda de 27,3% nas vítimas de acidentes de trânsito que morreram nos hospitais: passou de 1.128 para 822.
A situação da região, no entanto, melhorou na comparação com as demais do Estado: no ano passado, Araraquara, Barretos e Franca apareciam entre as dez cidades com maior número de mortes, enquanto neste ano, apenas Ribeirão Preto aparece em 9º.
A unidade de Emergência do HC (Hospital das Clínicas), uma das principais referências na região para vítimas de acidentes, reduziu seus atendimentos por causa da redistribuição entre os hospitais, segundo o médico assistente da cirurgia do trauma, Gerson Alves Pereira Junior.
Sertãozinho e Batatais, por exemplo, passaram a atender mais casos envolvendo vítimas de acidentes. Com a mudança, disse o médico, aumentou a gravidade dos casos atendidos no HC. "Estamos notando menos pacientes, mas os que têm chegado aqui são mais graves."
Em 2007, o HC atendeu 1.933 casos de traumas, nas escalas leve, moderado e grave. Dois anos antes, o número era bem maior: 2.735 pacientes. Se, em 2005, 10,8% dos pacientes eram de casos de traumas graves, neste ano, o número subiu para 12,6%.
Para o médico, restrições como a criada pela lei seca são eficazes, mas não podem só funcionar a curto prazo. "A lei seca chamou a atenção das pessoas para os acidentes de trânsito, mas se a fiscalização não for contínua e séria, as pessoas vão relaxar naturalmente.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Foco: Chuva de meia hora alaga ruas, derruba árvores e laje e destelha casas em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.