Ribeirão Preto, Quinta-feira, 05 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão mantém título de cidade mais quente do Estado

Temperatura baixou um pouco em relação ao recorde de terça, mas atingiu 35,9º ontem, segundo medição da Cetesb

Apesar do calor, umidade relativa do ar se mantém acima do nível de alerta; médico sugere cautela no consumo de chope


LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

A temperatura baixou um pouco ontem, mas Ribeirão manteve o título de cidade mais quente do Estado. A máxima foi de 35,9ºC às 15h, de acordo com medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de SP). No dia anterior, tinha chegado a 37ºC, recorde do ano.
A segunda cidade mais quente do Estado ontem foi Presidente Prudente, com 34ºC.
Em Araraquara, a máxima foi de 33,7ºC, segundo a Cetesb. Franca e São Carlos não têm estações da companhia.
Nos últimos cinco dias, a máxima em Ribeirão tem ficado acima dos 33ºC. A umidade relativa do ar, porém, se mantém acima dos 30%. Ontem, a mínima foi de 33%, às 17h.
Segundo o pneumologista do Hospital das Clínicas Élcio Vianna, o índice ainda não é preocupante. "Como a umidade do ar têm se mantido acima de 30%, para o sistema respiratório não há prejuízos. A recomendação no momento, devido ao calor, é se manter hidratado, proteger-se do sol e evitar exercícios físicos", disse.
O médico faz ressalvas, no entanto, ao consumo excessivo de chope no happy hour. "É bom para refrescar, mas, devido ao efeito diurético, acaba fazendo a pessoa perder líquidos e, por isso, demanda mais ainda a ingestão de água", disse.
Além de água, Vianna orienta que as pessoas bebam sucos e, no caso de atletas, consumam bebidas isotônicas.
De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor deve seguir nos próximos dias, mas com possibilidade de pancadas isoladas de chuva.
"Um vento mais úmido deve aumentar a umidade e a nebulosidade. A tendência de chuva segue até o fim de semana, mas o tempo vai continuar abafado", disse o meteorologista do instituto Franco Vilela. A máxima hoje deve ser de 33ºC e a mínima, em torno de 20ºC.
Somente no domingo o sol forte deve dar uma trégua aos ribeirão-pretanos: a previsão é de dia nublado, com possibilidade de pancadas de chuva. Mesmo assim, de acordo com o Inmet, a temperatura deverá se manter acima de 28ºC.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Saúde: Gripe suína causa duas mortes em Bebedouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.