Ribeirão Preto, Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Calor chega a 38°C, o maior desde 2008

Previsão do Cptec é que a temperatura durante o verão fique acima da média histórica para o período na região de Ribeirão

Apesar de o calor ser comum nessa estação do ano, o Inmet aponta que é anormal extremos, como o recorde de Ribeirão Preto

Silva Junior/Folha Imagem
Banhistas brincam em piscina do Regatas à tarde, quando a temperatura oscilou de 35,3°C a 38°C

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Impulsionada pelo fenômeno El Niño, a temperatura atingiu 38°C na tarde de ontem em Ribeirão Preto e bateu novo recorde. É a mais alta desde outubro de 2008, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Desde 17 de outubro daquele ano, quando a temperatura atingiu 39,1°C, o ribeirão-pretano não tinha um dia de calor tão severo. O recorde foi batido às 16h, numa tarde em que o termômetro indicou 35,3°C como a temperatura mais baixa. Às 18h, ainda marcava 36,9°C. A máxima de 2009 foi de 37°C, em 3 de novembro.
O meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), atribui a temperatura atípica de ontem em Ribeirão ao fenômeno climático El Niño, que é o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico.
"No fim do ano o El Niño foi mais intenso e acabou bloqueando entradas de frentes frias na região, que acabaram ficando entre o sudeste e o sul", afirmou. Ele disse ainda que o aquecimento das águas do Pacífico foi de, em média, 2°C acima do normal.
"Tanto a média de temperaturas mínimas quanto a média histórica máxima tiveram aumento neste ano", afirmou o meteorologista.
Para Priscila Farias, meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a previsão para o primeiro trimestre deste ano é que o calor continue na região de Ribeirão Preto.
"É esperado que a temperatura fique acima da média histórica para o período na região e também em todo o Estado de São Paulo", afirmou. Dados do órgão apontam que as temperaturas máximas na região de Ribeirão Preto no primeiro trimestre do ano devem variar de 28°C a 32°C.
Embora o calor seja comum no verão, boletim do Inmet para a estação indica que não é comum ter extremos de temperatura nessa estação.
"Não é frequente que ocorra recordes nesse período, o que é comum na primavera. No entanto eventualmente pode ocorrer, mas não deve se repetir nos próximos meses", afirmou Schneider.
Levantamento do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) mostra que em todos os dias de 2010 os termômetros ultrapassaram os 30C à tarde. O calor não é exclusivo de Ribeirão: em Araraquara, segundo a Cetesb, a máxima foi de 34,1°C.


Próximo Texto: Previsão indica tardes nubladas e chuvosas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.