Ribeirão Preto, Sábado, 06 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra antienchente não conseguiu evitar transbordamentos

Prefeitura de Ribeirão alega que houve apenas "pontos de alagamentos", mas rios chegaram a derramar na Baixada

Secretário de Obras culpa volume de chuva e diz que obras ainda estão no meio, mas o problema das cheias já foi "amenizado"


DA FOLHA RIBEIRÃO

Pela primeira vez desde o início do governo Dárcy Vera (DEM) e em plena execução das obras antienchentes na Baixada, o ribeirão-pretano voltou a assistir, ontem, o transbordamento do córrego Retiro Saudoso, na Francisco Junqueira, e do ribeirão Preto, na Jerônimo Gonçalves.
Apesar de a prefeitura tratar o problema apenas como surgimento de "pontos de alagamentos", os dois córregos jogaram água para fora. Na Francisco Junqueira, o nível da água chegou à altura da cintura. Na Jerônimo Gonçalves, o transbordamento "ilhou" a rodoviária. O ribeirão Preto também derramou na Via Norte.
Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura, a prefeita Dárcy Vera (DEM) foi ao local onde os dois córregos se encontram, na Baixada, para verificar o problema. O ponto é o que recebeu a maior parte dos investimentos da segunda fase das obras antienchentes, para alargamento na confluência das águas -a etapa ainda não foi concluída.
O secretário de Obras de Ribeirão, Abranche Fuad Abdo, também esteve nas ruas verificando a enchente. Ele disse que o volume da chuva foi responsável pelo alagamento. "Tivemos uma precipitação muito violenta no centro, foi muito forte, a chuva caiu de uma vez."
O secretário disse ainda que galerias pluviais entupidas ou subdimensionadas no centro dificultaram o escoamento.
Sobre o fato de o transbordamento dos córregos ter ocorrido mesmo após as obras antienchentes, Abdo disse que o serviço ainda não terminou.
"Ainda estamos no meio das obras. Além do mais, depois de concluído o trecho [de alargamento] do canal, nós temos que fazer as barragens nas cabeceiras dos dois rios, o que também vai aliviar [o problema das enchentes]", afirmou.


Texto Anterior: Chuva de 30 min provoca caos em Ribeirão
Próximo Texto: Chuva: Em dezembro, obra "segurou" a água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.