Ribeirão Preto, Terça-feira, 06 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2000
Atual prefeito aparece como a única opção viável do PSDB para vencer o pleito de 1º de outubro próximo
Jábali confirma que disputará reeleição

DA FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O prefeito de Ribeirão Preto, Luiz Roberto Jábali (PSDB), será candidato à reeleição no pleito de 1º de outubro. Ele anuncia oficialmente a candidatura hoje à tarde, quando irá conceder uma entrevista coletiva.
A confirmação do nome do atual prefeito acontece em um momento delicado para o PSDB. Apesar de estar mal na última pesquisa Datafolha, realizada em 24 de maio passado, o prefeito aparece como a única opção viável do partido.
Segundo o Datafolha, o prefeito tem 84% de rejeição junto ao eleitorado. Segundo a mesma pesquisa, Jábali tinha, em intenção de voto estimulada, de 3% a 4%.
O líder da pesquisa, nos quatro cenários de intenção de voto estimulada, é o petista e ex-prefeito Antônio Palocci Filho, que recebe de 43% a 46%.
O outro nome que o PSDB cogitava para disputar a sucessão de Jábali era o do deputado estadual Antônio Duarte Nogueira Júnior, mas o parlamentar deve assumir a liderança do governo na Assembléia Legislativa.

Discurso
Apesar de não ter confirmado sua opção, Jábali -que ficou 12 dias viajando pela Europa- já vinha dando indícios de que iria concorrer à reeleição.
Na sexta passada, por exemplo, quando retornou de viagem, o atual prefeito fez discurso como candidato durante encontro regional do PSDB. "Ratificaremos as vitórias que tivemos há quatro anos. Mesmo enfrentando dificuldades, venceremos as eleições", afirmou.
O prefeito participaria ontem à noite de uma reunião com os demais membros do partido para discutir as estratégias envolvendo o lançamento da candidatura.
Na sexta-feira, o prefeito se mostrou surpreso ao ser informado da candidatura de Welson Gasparini (PTB).
"Não me vejo concorrendo com Gasparini, mas tudo pode acontecer", disse Jábali.
Há cerca de dois meses, Jábali chegou a afirmar que, se não disputasse a reeleição, votaria em Gasparini para prefeito.
O anúncio à Folha de que será candidato ocorreu ontem à noite após reunião com o ex-prefeito Gasparini. O petebista já tinha adiantado que seria candidato por seu partido.
"Independentemente de política, somos amigos", disse Jábali.
O prefeito falou inclusive sobre um eventual segundo turno. "Se um dos dois for ao segundo turno, terá apoio natural do outro."


Próximo Texto: Promotoria acusa prefeito de Ribeirão de propaganda irregular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.