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Cidade retoma tradição de grandes eventos esportivos
Expectativa é receber hoje 40 mil pessoas no circuito de rua na zona sul
Nas décadas de 80 e 90, cidade fez a festa com jogos da seleção, finais do Paulista e torneios
de vôlei de basquete
LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO
A disputa da quinta etapa
da temporada da Stock Car
hoje, na zona sul de Ribeirão
Preto, coloca novamente a cidade na rota dos grandes
eventos esportivos, após um
hiato de quase nove anos.
A inédita etapa de rua da
Stock no interior do Estado,
com público que pode atingir
40 mil pessoas, deve atrair
mais espectadores que os
confrontos entre grandes
clubes do futebol brasileiro e
a própria seleção nacional.
Só a final do Paulista de
2001, quando o Botafogo perdeu o título para o Corinthians, atraiu tanta gente.
Hotéis com ocupação acima da média, agitação em
bares, comércio e shopping
centers e a expectativa de visibilidade da cidade com a
corrida fazem com que Ribeirão resgate principalmente
as décadas de 80 e 90.
Foi quando Recra (vôlei),
Botafogo (futebol) e COC/Ribeirão (basquete) disputavam as elites de suas modalidades, arrebanhavam público cativo aos ginásios e ao
Santa Cruz e deixavam a cidade então chamada de Califórnia Brasileira com um glamour que ficou no passado.
Na final de 2001, o fato de a
cidade receber a disputa do
Paulista gerou uma movimentação de cerca de R$ 3
milhões. Agora, a previsão é
superar R$ 10 milhões.
O Santa Cruz abrigou,
além da decisão de 2001, a final de 1995, entre Corinthians e Palmeiras. O estádio
também recebeu dois jogos
da seleção, o última em 1993,
contra a Polônia (2 a 2).
No vôlei, Ribeirão viu a Recra ser campeã paulista (91/
92), brasileira (93/94) e sul-americana (93/94). O time
"morreu" em 2000. Destino
idêntico teve o basquete do
COC em 2006, após ser pentacampeão paulista (2001/
05) e campeão (2003).
VISIBILIDADE
Para o presidente do Convention & Visitors Bureau,
Márcio Santiago, mais do
que garantir a injeção de dinheiro na economia local, a
etapa da Stock Car servirá para dar visibilidade a Ribeirão
e mostrar que a cidade está
preparada para receber eventos desse porte.
"O diferencial [da Stock
Car] é que existe um envolvimento geral da cidade. O impacto cultural disso, ao possibilitar uma mudança de hábito na população, que passa
a ver o segmento de turismo
de outra maneira, é fantástico", disse Santiago.
O presidente do sindicato
dos hotéis e bares de Ribeirão, Carlos Marques, disse
que outro diferencial da
Stock Car é atrair para a cidade turistas com perfil de gastos mais elevado. Ele crê em
um retorno em médio e longo
prazos. "Turismo é vender a
imagem [da cidade] e a Stock
Car vai permitir isso."
Outro fator que facilita a
reinserção de Ribeirão no circuito de grandes eventos esportivos, segundo o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), José
Carlos Carvalho, é o fato de a
cidade ter tradição na formação de atletas de ponta. No
caso da Stock, a família Gomes é um exemplo disso.
"Essa área de esporte, associada ao turismo, traz um
ganho muito grande para a
cidade. No caso da corrida,
ela é transmitida para todo o
país. É realmente uma vitrine", disse.
O secretário do Turismo de
Ribeirão, Humberto Pereira
Lima, disse que o fato de
existir um acordo para manutenção da Stock Car na cidade pelo período de cinco
anos é suficiente para consolidar esse segmento de turismo esportivo. Segundo Lima,
Ribeirão receberá R$ 7 milhões no prazo de três anos
do Ministério do Turismo.
OPOSIÇÃO
A vereadora de oposição
Silvana Rezende (PSDB) disse que todo evento que traz
visibilidade e recursos é positivo, mas ela vê falta ação em
outras áreas, como infraestrutura e saúde. "Não adianta maquiar a cidade para
quem vem de fora, enquanto
a população sofre com essas
mazelas."
Colaborou
MARCELO TOLEDO
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