Ribeirão Preto, Terça-feira, 06 de Setembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Prefeitura transfere patos de parque público para reduzir superpopulação

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão Preto deve remanejar cerca de 20 dos 30 patos que vivem no parque Roberto Genaro, no Jardim Sumaré, a partir desta quinta-feira. O objetivo da medida é reduzir a superpopulação dessas aves na área de lazer.
Ao menos dez animais serão levados para o parque Curupira. O restante deve ser encaminhado para o parque Tom Jobim ou para o Bosque Fábio Barreto.
"Vamos ver onde é mais seguro, porque no Tom Jobim tem alguns alambrados abertos. Temos medo de que os animais sejam furtados", diz o chefe do Divisão de Praças e Parques Públicos, Carlos Henrique Toldo.
As aves serão capturadas pelos próprios funcionários da Divisão de Parques Públicos e transportadas em um veículo cedido pelo Centro de Controle de Zoonoses.
A transferência, de acordo com Toldo, é a opção mais eficiente encontrada para controlar a população dos patos existente no parque.
"Já pensamos em recolher os ovos, mas as fêmeas botam perto das cachoeiras e só percebemos quando os patinhos nascem", afirma.
Segundo Toldo, essa será a primeira transferência de animais feita no parque. No final do ano passado, uma família de patos também teve de ser retirada do parque Luis Carlos Raya para reduzir a superpopulação.
Segundo a bióloga Ana Carla Aquino, do Departamento de Biologia da USP de Ribeirão, a transferência é uma solução temporária para reduzir o número de animais nos parques.
As fêmeas dessa espécie, chamada de Cairina moschata, podem botar de 8 a 16 ovos por ninhada.
A especialista diz que pesquisas estão testando o funcionamento de anticoncepcionais em pombos, mas que ainda não há método "químico" de controle de natalidade das aves.
"Se mudar de lugar, os patos vão continuar se reproduzindo, a não ser que haja limitação de alimento, por exemplo, ou restrição no habitat", afirma.


Texto Anterior: Ribeirão registra o dia mais seco deste ano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.