Ribeirão Preto, Sábado, 06 de Novembro de 2010

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Comércio contrata 4,9 mil temporários

Estimativa de vagas para o Natal é das associações comerciais de Ribeirão, Franca, São Carlos e Araraquara

A previsão de aumento nas contratações é de 30% em relação à estimativa feita para o Natal do ano passado

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Desempregada há seis meses, a vendedora Taís Galvão, 20, encontrou nas contratações temporárias de fim de ano a chance de voltar ao mercado de trabalho. Ela é uma das 4.900 pessoas que o comércio de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara estima contratar para este Natal.
Taís foi contratada anteontem em uma loja de cosméticos de Ribeirão. "Estou muito feliz. Meu período de experiência é de seis meses e espero ser efetivada. Gosto de trabalhar com o público e tenho experiência", disse.
O levantamento sobre a contratação de temporários foi feito pela Folha nas associações comerciais das cidades e é cerca de 30% maior que o estimado para o Natal do ano passado, que foi prejudicado por causa dos efeitos da crise mundial.
A ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) estima que o comércio local deve criar até 1.800 vagas temporárias. Franca, por sua vez, deve gerar 1.500 novos postos, seguida por Araraquara, com mil vagas, e São Carlos, com 600.
O comerciante José Luiz Gomes, 48, afirmou que vai contratar dois temporários para o Natal. Eles atuarão como vendedores em sua loja de sapatos, localizada no centro de Ribeirão.
"A gente sempre contrata temporários para o final do ano. E quando precisa, a gente efetiva, sim", disse.

VENDAS
Sobre as vendas no período, a expectativa das associações comerciais é grande. Elas estimam aumento entre 10% e 15% no faturamento em relação ao Natal de 2009.
O Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) afirma acreditar que a alta será de 7%.
Para o presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), João Carlos Cheade, o otimismo na cidade têm como termômetro o aumento de 20% de comerciantes associados à promoção de final de ano.
Além disso, a oferta de crédito deve ser uma das alavancas para o aumento dos negócios. Segundo a ACI-RP, as vendas a prazo com cartão de crédito devem ser maioria, seguidas por vendas em carnê parcelado e à vista.


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