Ribeirão Preto, Domingo, 06 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranking pode ajudar a captar recursos, dizem prefeituras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A divulgação do inédito ranking do Ministério da Cultura sobre a gestão das prefeituras pode auxiliar as administrações a captar recursos.
É o que dizem secretários da Cultura ouvidos pela Folha. Em Porto Alegre (14ª colocada no geral), o objetivo da secretária-adjunta, Ana Fagundes, é crescer mais -no que o ranking pode auxiliar.
"Tem algumas capitais que deveriam ser exemplos, mas estão atrás de muitas cidades menores", disse Fagundes.
Para o secretário da Cultura de Recife, Renato Braga, a elaboração do ranking pode criar outro fenômeno: a competição entre as cidades. "E isso é muito bom para a cultura."
Já para a secretária de Araraquara, Euzânia Andrade, esse tipo de índice pode ajudar a valorizar a continuidade dos trabalhos feitos pelas prefeituras.
"Foi assim em Araraquara. Os governos municipais estão dando continuidade aos projetos, o que garantiu à cidade uma boa classificação", disse.
A pontuação final do índice é obtida pela média aritmética de três categorias analisadas.
Em cada classe, foram atribuídos pontos para a existência de teatros, projetos culturais, secretarias de cultura e existência de festivais, entre outros pontos -são 41, no total.
A primeira categoria é a do fortalecimento institucional e gestão democrática, que considera a participação da população nas decisões do município.
A segunda é a de infraestrutura e recursos humanos e, a terceira, é chamada de ação cultural -visa mensurar os produtos culturais oferecidos pelos municípios.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: São Carlos se destaca no item "ação cultural"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.