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Casal abrevia espera com agência de namoro
Serviços são alternativa para solteiros que procuram "compromisso sério"
Para especialista em relacionamentos, "filtro" de afinidades favorece
o namoro; procura aumenta no mês de junho
DANIELA MERCIER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO
Se você ainda está a procura
de companhia para o próximo
dia 12, Dia dos Namorados, não
precisa mais contar com o acaso para achar o "grande amor".
Na internet ou em empresas
convencionais, os "cupidos
profissionais" ganham cada vez
mais espaço e prometem mais
segurança e menos frustração
na busca pela pessoa ideal. É
em junho, mês dos namorados
e de Santo Antônio, que a procura por esse tipo de serviço é
maior. "Supera os cadastros de
todo o resto do ano", afirmou a
empresária Roseli Carvalho,
sócia de uma agência de "namoro e matrimônio" há 11 anos.
Com a concorrência de sites
de relacionamento, na última
década, essas empresas têm refinado os métodos de seleção
dos pretendentes. Na agência
de Roseli, por exemplo, só são
aceitas pessoas solteiras ou divorciadas. Para se inscrever, os
clientes devem apresentar documentos como comprovante
de endereço e passar por um
"teste de personalidade".
"Aqui, nós nos responsabilizamos pelas pessoas cadastradas e só apresentamos aos
clientes pessoas idôneas e que
buscam compromisso sério."
Foi por esse "certificado de
segurança" que a dentista Kátia
Peralta, 36, procurou a agência
há oito anos. "Arrumar um namorado na "noite" era muito difícil. Não dá para saber as intenções de quem você conhece
e demora um tempo para saber
se o relacionamento pode dar
certo", afirmou ela.
A procura, no entanto, não
foi fácil. Foi só depois de um
ano de encontros "frustrantes"
que ela conheceu o empresário
Ademir, 37.
Mais do que afinidades, os dois tinham um plano
em comum: construir uma família.
Hoje, eles estão casados e
têm uma filha, Mariana, 3. "Kátia é a pessoa ideal, mas não sei
se a gente se encontraria de outra forma", afirmou Ademir.
Para Ailton Amélio da Silva,
professor do Instituto de Psicologia da USP e especialista em
amor e relacionamentos, o
grande mérito desses serviços é
o "filtro" de afinidades, que aumenta a chance de o relacionamento dar certo. Mas nada é infalível: "Costumo dizer que o
amor é míope e o namoro, um
grande par de óculos", disse.
A professora primária Gláucea Martins, 32, conheceu o industrial Cristian Salemme, 31,
em uma agência de namoro pela internet. "Estava em um momento difícil e não tinha vontade de sair", disse ela, que afirmou que entrou no site para fazer amizades.
O encontro foi um acidente.
Ela havia se atrasado para um
bate-papo com um outro pretendente e Cristian era a única
pessoa disponível para uma
conversa. "Conversamos até de
madrugada", disse. O namoro
começou no primeiro encontro
presencial, uma semana depois, e já dura oito meses. O casamento está marcado para novembro. "Muitas vezes, demoramos para descobrir se vale a
pena investir num relacionamento. Mas logo que nos vimos, sabíamos que ia dar certo", disse Gláucea.
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