Ribeirão Preto, Domingo, 07 de Junho de 2009

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Casal abrevia espera com agência de namoro

Serviços são alternativa para solteiros que procuram "compromisso sério"

Para especialista em relacionamentos, "filtro" de afinidades favorece o namoro; procura aumenta no mês de junho

DANIELA MERCIER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Se você ainda está a procura de companhia para o próximo dia 12, Dia dos Namorados, não precisa mais contar com o acaso para achar o "grande amor".
Na internet ou em empresas convencionais, os "cupidos profissionais" ganham cada vez mais espaço e prometem mais segurança e menos frustração na busca pela pessoa ideal. É em junho, mês dos namorados e de Santo Antônio, que a procura por esse tipo de serviço é maior. "Supera os cadastros de todo o resto do ano", afirmou a empresária Roseli Carvalho, sócia de uma agência de "namoro e matrimônio" há 11 anos.
Com a concorrência de sites de relacionamento, na última década, essas empresas têm refinado os métodos de seleção dos pretendentes. Na agência de Roseli, por exemplo, só são aceitas pessoas solteiras ou divorciadas. Para se inscrever, os clientes devem apresentar documentos como comprovante de endereço e passar por um "teste de personalidade".
"Aqui, nós nos responsabilizamos pelas pessoas cadastradas e só apresentamos aos clientes pessoas idôneas e que buscam compromisso sério."
Foi por esse "certificado de segurança" que a dentista Kátia Peralta, 36, procurou a agência há oito anos. "Arrumar um namorado na "noite" era muito difícil. Não dá para saber as intenções de quem você conhece e demora um tempo para saber se o relacionamento pode dar certo", afirmou ela.
A procura, no entanto, não foi fácil. Foi só depois de um ano de encontros "frustrantes" que ela conheceu o empresário Ademir, 37.
Mais do que afinidades, os dois tinham um plano em comum: construir uma família.
Hoje, eles estão casados e têm uma filha, Mariana, 3. "Kátia é a pessoa ideal, mas não sei se a gente se encontraria de outra forma", afirmou Ademir.
Para Ailton Amélio da Silva, professor do Instituto de Psicologia da USP e especialista em amor e relacionamentos, o grande mérito desses serviços é o "filtro" de afinidades, que aumenta a chance de o relacionamento dar certo. Mas nada é infalível: "Costumo dizer que o amor é míope e o namoro, um grande par de óculos", disse.
A professora primária Gláucea Martins, 32, conheceu o industrial Cristian Salemme, 31, em uma agência de namoro pela internet. "Estava em um momento difícil e não tinha vontade de sair", disse ela, que afirmou que entrou no site para fazer amizades.
O encontro foi um acidente. Ela havia se atrasado para um bate-papo com um outro pretendente e Cristian era a única pessoa disponível para uma conversa. "Conversamos até de madrugada", disse. O namoro começou no primeiro encontro presencial, uma semana depois, e já dura oito meses. O casamento está marcado para novembro. "Muitas vezes, demoramos para descobrir se vale a pena investir num relacionamento. Mas logo que nos vimos, sabíamos que ia dar certo", disse Gláucea.


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