Ribeirão Preto, Sexta-feira, 07 de Outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Dárcy traiu o DEM', afirma ACM Neto

Deputado diz ainda que prefeita manipulou o partido ao sinalizar que ficaria no Democratas, mas acabou no PSD

Democrata diz ainda que aliança entre as duas siglas em Ribeirão Preto está descartada; Dárcy não comenta

Alan Marques - 1º.jun.2011/Folhapress
O deputado federal ACM Neto (DEM-BA), que criticou ontem a prefeita de Ribeirão, em sessão na Câmara dos Deputados

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Uma das principais lideranças do DEM no Brasil, o deputado federal baiano ACM Neto afirmou ontem à Folha que a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (agora no PSD de Gilberto Kassab) manipulou e traiu a legenda.
Segundo ACM Neto, a intenção do PSD de Ribeirão de construir uma aliança com o DEM para ter mais força - e tempo de TV- para a eleição de 2012 não tem "a menor possibilidade" de se tornar realidade.
Embora o antigo partido de Dárcy ainda não tenha decidido se será sempre oposição ao PSD, o deputado diz que, em Ribeirão, as siglas serão rivais devido à forma como a prefeita se desligou, desagradando a cúpula nacional do partido.
"Não há uma regra nacional [quanto ao PSD], mas a Dárcy manipulou [o DEM] até o fim e nos fez acreditar que ficaria. Foi inclusive alçada a membro da executiva nacional e saiu aos 45 do segundo tempo, sem dar margem para o partido se reorganizar em Ribeirão", disse ACM Neto.
Questionado se classifica a atitude de Dárcy como uma traição, o deputado federal afirmou: "Não há dúvida. Desde abril, ela vem alimentando o compromisso de permanecer no Democratas".
Se a prefeita não tivesse prometido ficar, disse, o DEM teria se mobilizado para que o partido não fosse praticamente fechado em Ribeirão.
De acordo com o deputado, com a saída repentina de Dárcy, a direção estadual do DEM em São Paulo dissolveu a comissão provisória na cidade e começou a trabalhar na composição de um novo grupo para dirigir a legenda. "Essa nova direção receberá a orientação política de fazer oposição à Dárcy", disse. Até ontem, o DEM ainda tinha cerca de 3.400 filiados no município.
ACM Neto contou que já existem conversas com o deputado federal Duarte Nogueira, líder do PSDB, para construir um "projeto em comum" para as eleições de 2012.
"Mas é claro que isso que estamos fazendo em Ribeirão é algo emergencial. Não tivemos mais tempo de conversar com outras lideranças da cidade, justamente porque ela [Dárcy] nos fez acreditar que ficaria no DEM", afirmou.
O deputado federal por São Paulo Jorge Tadeu Mudalen é quem está articulando a composição da nova direção regional do DEM. Procurado ontem pela Folha, Mudalen não foi encontrado para comentar o assunto. Dárcy também não foi encontrada ontem à noite.


Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.