Ribeirão Preto, Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

União abre campi de instituto em 3 cidades e exclui Ribeirão

MARCELO TOLEDO
DA FOLHA RIBEIRÃO

O MEC (Ministério da Educação) divulgou ontem a criação de três campi do Instituto Federal de São Paulo, instituição de ensino tecnológico criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de dezembro. Os campi ficarão em Araraquara, Barretos e Sertãozinho.
Os campi -que atuarão no ensino médio integrado ao técnico e terão cursos superiores em tecnologia, além de especializações, mestrado e doutorado profissionais- surgem a partir de Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica) e escolas técnicas e agrotécnicas, que se transformarão em campi do instituto. Em São Paulo, haverá 22 campi -na região, Araraquara e Barretos são escolas novas.
"O que distingue o instituto da universidade é a vocação para tecnologia e a inserção na região. Atuarão quase que como agências de desenvolvimento de políticas públicas", disse Eliezer Pacheco, secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Dos 38 institutos criados por Lula, 30 devem ser inaugurados até março.
Segundo Pacheco, a criação de um campi em Ribeirão não foi cogitada. "Levamos em consideração a estrutura das Fatecs (faculdades estaduais de tecnologia) e, também, a questão geográfica. Ficou estabelecido que não é possível ter um campi a menos de 50 km de distância de outro", disse.
Ele afirmou ainda que está sendo estruturada mais uma unidade em São Carlos, que não consta da relação inicial.
Com isso, para Ribeirão, que também não conseguiu uma Fatec, a possibilidade de ter uma escola técnica se restringe à esfera municipal. Na campanha, a prefeita Dárcy Vera prometeu criar uma escola de formação tecnológica. Ontem, a prefeitura disse que analisa jurídica e pedagogicamente a implantação. Dárcy deve discutir o tema com Lula em fevereiro.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Empresária é acusada de esfaquear marido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.