Ribeirão Preto, Segunda-feira, 08 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franca e São Carlos têm as prefeituras mais enxutas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Na outra ponta do ranking regional sobre o funcionalismo, municípios mais populosos aparecem entre os que têm as prefeituras mais enxutas, ou seja, com menos servidores na comparação com o total de habitantes. Franca e São Carlos têm as menores proporções.
Cidade com a administração mais enxuta da região, Franca tem um funcionário público municipal para cada 98,7 habitantes. O secretário da Administração de Franca, Jerônimo Sérgio Pinto, disse que o número é resultado de uma "filosofia administrativa".
"Há outras cidades que nos visitam para conhecer esse modelo de gestão", disse. Os números mostram, porém, que o governo enxuto de Franca é, também, uma necessidade, por causa do Orçamento apertado que a cidade tem.
Apesar de ser a segunda mais populosa da região, Franca tem um Orçamento menor que o de municípios menos populosos, como São Carlos. "Como a arrecadação é menor, a gestão tem que ser eficiente", disse.
Em São Carlos, segundo no ranking dos governos mais enxutos, a média é de um servidor municipal para cada 64,6 habitantes. O secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Francisco Donato, disse que a prefeitura investiu na capacitação dos servidores e, com isso, conseguiu melhorar a gestão.
"Há um trabalho constante de qualificação dos servidores, então, os funcionários estão bem preparados e conseguem prestar bom atendimento."
O ranking das dez prefeituras mais enxutas comprova que os municípios maiores têm as menores proporções de servidores. Das dez cidades que aparecem no topo da lista, só uma tem menos de 20 mil moradores: São José da Bela Vista que, com 8.513 habitantes, tem 144 funcionários -média de 59,1.
Ribeirão Preto também tem média mais baixa, com um servidor municipal para cada grupo de 62,9 moradores.


Texto Anterior: Área prioritária também expõe distorções
Próximo Texto: 2 pessoas morrem esfaqueadas após brigas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.