Ribeirão Preto, Quinta-feira, 08 de Abril de 2010

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URBANISMO

Sindicato prega "zoneamento publicitário" em Ribeirão

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Sepex (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo) defendeu ontem na Câmara a criação de uma espécie de "zoneamento publicitário" em Ribeirão Preto. A proposta foi apresentada à CEE (Comissão Especial de Estudos) do Cidade Limpa, que vai propor à prefeitura alternativas para diminuir a poluição visual na cidade.
Segundo a proposta do sindicato, apresentada pela urbanista Mônica Balestrin Nunes, Ribeirão deveria ser dividida em setores. Para cada um deles, a prefeitura criaria normas específicas baseadas nas regras de uso do solo e do sistema viário.
Para as avenidas cortadas por rios, como a Maurilio Biagi, na Ribeirânia, a proposta é aumentar a distância mínima entre as peças de publicidade exterior, hoje fixada em 50 m. Ela também defendeu a redução de anúncios no Boulevard, zona nobre do comércio, mas não citou exemplos. Avenidas com grande concentração de publicidade externa, como Presidente Vargas e Independência, ambas de ligação entre o centro e a zona sul, também não foram incluídas na exposição do Sepex.
Em Ribeirão, de acordo com a entidade, há 1.100 peças de publicidade externa, ou uma e meia em cada quilômetro quadrado. Em São Paulo, antes do Cidade Limpa, que extinguiu a publicidade externa em 2006, havia quase oito em área igual. As 1.100 peças não contabilizam as placas indicativas, que expõem o nome dos estabelecimentos comerciais, ainda que superem os 27 m2 -padrão de um outdoor.
Apesar de ter discutido na gestão passada a implementação da lei complementar do Mobiliário Urbano, que criaria regras para a publicidade externa, a prefeitura ainda não conseguiu a aprovação na Câmara. A Folha não conseguiu ouvir o secretário do Planejamento, Ivo Colichio. (VERIDIANA RIBEIRO)


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