Ribeirão Preto, Quinta-feira, 08 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área azul se expande em cidades da região

A pedido do comércio, São Carlos, Jaboticabal e Bebedouro ampliam estacionamento rotativo e Olímpia adota sistema

Em Batatais, por sua vez, a prefeitura não atendeu a reivindicação feita pela Associação Comercial e Empresarial da cidade


LEANDRO MARTINS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Após pressão de comerciantes, o estacionamento rotativo pago, chamado de área azul, está sendo ampliado ou foi criado em pelo menos quatro cidades da região de Ribeirão Preto. Nos municípios onde há expansão, existe uma característica em comum: o apoio irrestrito das entidades que representam o comércio.
Na região, Olímpia é a cidade onde a área azul foi implantada mais recentemente. O projeto foi aprovado pela Câmara na segunda-feira, mas ainda não há detalhes sobre valores, número de vagas e quando o sistema entra em operação.
Em Jaboticabal e Bebedouro, a ampliação da área azul está em andamento, enquanto em São Carlos já ocorreu neste mês. Nelas, a ampliação foi pedida pelo comércio. "É uma solicitação dos próprios lojistas, a grande maioria apoia e o sistema funciona muito bem", disse Antonio Carlos Ferraro, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Jaboticabal.
Em Jaboticabal, a área azul será expandida para mais cinco quadras a partir de amanhã. A prefeitura não forneceu o total de vagas. "Estamos terminando o estudo que mostrará com quantas vagas o sistema vai ficar", afirmou Welington de Caiado Castro, diretor de trânsito de Jaboticabal.
Em Bebedouro, já foi aprovada a criação de mais 30 vagas na área azul, que hoje conta com 600 lugares. A mudança vai ocorrer na rua Coronel João Manoel, entre as ruas Rubião Junior e Campos Sales.
Os comerciantes fizeram um abaixo-assinado pedindo a ampliação. "Por não encontrar vagas no centro, a reclamação do comércio era geral", disse o diretor de Trânsito de Bebedouro, João Carlos Bordonal.
Desde o dia 1º, o estacionamento rotativo em São Carlos inclui um novo trecho da rua José Bonifácio, entre as ruas Comendador Alfredo Maffei e Geminiano Costa.
"A área azul é importante para o comerciante e também para o consumidor, pela comodidade que oferece", afirmou José Eduardo Casemiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos.
Mesmo em municípios onde não há estacionamento rotativo, como Batatais, o pedido dos lojistas existe. "É uma reivindicação antiga, que tem apoio de 80% dos comerciantes", disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Sérgio Donizete Xavier.
O assunto chegou a ser discutido na Câmara de Batatais, mas houve pressão contrária da parte de uma minoria de comerciantes que, segundo ele, tem força política na cidade.
Se depender da Prefeitura de Batatais, a área azul não deve mesmo sair do papel. O diretor de Trânsito, José Valter Craco, disse que não há projeto.
Em Ribeirão, a Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.) informou que até existem estudos para a ampliação, para avenidas como a 9 de Julho e a Visconde do Rio Branco. "Mas, politicamente, acho difícil", disse o coordenador Wilson Messias de Souza.
Já em Franca, a prefeitura alega que a situação caminha para o lado oposto, com o surgimento de espaços ociosos na área azul. Por isso, diz o diretor de Trânsito, Alexandre Chioca Rinaldi, não há previsão de mais vagas.


Texto Anterior: Molho de tomate gerou polêmica em Ribeirão Preto
Próximo Texto: Saúde: Região tem 17ª morte confirmada por gripe suína
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.