Ribeirão Preto, Domingo, 09 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Por "imagem", Câmaras prometem reduzir gastos

Metas de economia variam de 10% a 15% dos orçamentos para este ano

Para conter gastos, vereador afirma que vai cortar funcionários em cargos de confiança por concursados


ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Os novos presidentes das Câmaras de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara, as quatro maiores cidades da região, assumiram os postos com uma promessa em comum: reduzir o custo do Legislativo.
O discurso padrão é o de "zelar pelo dinheiro público", mas os presidentes das Câmaras de Ribeirão e Araraquara dizem que a medida também pode ajudar a melhorar a imagem dos políticos diante do eleitorado.
"Com certeza, a Câmara de Araraquara teve oito novos vereadores na última eleição. Isso quer dizer que o eleitor quis renovar", disse Aluisio Braz (PMDB), sobre a necessidade de "revigorar" a imagem dos vereadores.
"Precisamos passar uma imagem melhor para as pessoas e mostrar que existem políticos diferentes", afirmou o peemedebista.
O presidente do Legislativo de Ribeirão Preto, Nicanor Lopes (PSDB), afirmou que vai manter a estratégia adotada nos últimos anos de remeter o valor economizado para a prefeitura.
"Nós, vereadores, vamos definir uma obra que atenda às necessidades da população. Algo importante para a cidade. Entendo que tudo o que a gente conseguir fazer vai ser positivo."
As metas de economia vão de 10% a 15% dos orçamentos previstos para as Casas em 2011. A Câmara de Ribeirão, que terá o maior volume de recursos (leia texto ao lado), pretende conter 15% dos seus gastos.
A economia, ainda de acordo com Nicanor, não incidirá sobre os R$ 3,476 milhões que a Câmara terá de pagar em aposentadorias e pensões no ano.
Mesmo quem diz não ter "onde enxugar", como o vereador Marco Antônio Garcia (PP), que preside o Legislativo de Franca, promete devolver ao Executivo "pelo menos R$ 700 mil".
"Nossa Câmara já é muito enxuta, [economizar] mais fica difícil", afirmou Garcia.
Em São Carlos, onde o repasse previsto para a Casa reduziu do ano passado para 2011, o presidente da Mesa Diretora, Edson Fermiano (PR), afirmou que planeja reduzir em até 10% os gastos durante este ano.
A economia, de acordo com o parlamentar, virá da troca de seis cargos comissionados por três funcionários concursados, além de cortes em outros setores da Câmara.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.