Ribeirão Preto, Terça, 9 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Clube carioca, que tem um dos melhores elencos da atualidade, vai "garimpar" craques na cidade que revelou Sócrates, Raí e Mauricinho
Vasco procura talentos em Ribeirão Preto

free-lance para a Folha Ribeirão

O Vasco, que tem um dos melhores elencos da atualidade no Brasil, decidiu ampliar sua área de atuação em busca de novos talentos e "garimpar" possíveis craques no promissor interior do Estado.
Hoje o observador da equipe carioca Alfeu Pena, 55, estará em Ribeirão Preto à procura de garotos, com idades entre 11 e 19 anos, dispostos a disputar uma vaga nas categorias de base do clube.
O Vasco vai realizar, na cidade que revelou Sócrates, Raí e Mauricinho (que hoje atua no clube do Rio), o 1º torneio Caça Talentos de Futebol, em um campo da periferia da cidade e com apoio de uma escolinha de futebol.
"Antes o Vasco levava jogadores para São Januário, mas muitos não eram aprovados e ficavam chateados. A ida para o Rio de Janeiro era fácil, mas a volta era muito complicada, pois, além de os garotos ficarem iludidos, era difícil convencer os pais de que seus filhos não tinham talento", disse Pena.
Ele disse não acreditar que o Vasco esteja invadindo territórios "inimigos". Segundo Pena, o Vasco mudou a maneira de buscar jogadores apenas para causar menos aborrecimento. "Fazemos esse trabalho em todo o país, mas será a primeira vez em Ribeirão Preto".
No entanto, ele reconhece o potencial do interior de SP como celeiro de craques.
Em Ribeirão, Pena contará com o apoio de Helton Luiz de Oliveira, 32, dono de uma escolinha de futebol na cidade. O teste hoje será no campo do Corinthians, na avenida Brasil, próximo do aeroporto.
"Em 97 fizemos uma peneira de sucesso para o São Paulo e dos 13 jogadores que foram para o Morumbi, cinco ainda estão treinando no clube. Este ano, estamos esperando a inscrição de mais de 500 garotos", disse Oliveira.
Por causa da concorrência de Botafogo e Comercial, os dois clubes profissionais de Ribeirão, Pena afirma que as pretensões do Vasco são "modestas". "Se conseguirmos pegar um ou dois meninos, estará de bom tamanho. Se fizéssemos essa peneira no Nordeste, por exemplo, pegaríamos mais garotos", disse o observador vascaíno.
Mas o trabalho de base feito em Ribeirão Preto, segundo os próprios dirigentes dos clubes, é péssimo. "O trabalho com garotos é muito precário em Ribeirão e isso nos preocupa. Mas estamos viabilizando a construção de campos ao lado do estádio Francisco Palma Travassos para melhorarmos o trabalho feito com os jovens", disse o presidente do Comercial, Luís Joaquim de Oliveira Antunes.
As inscrições para a "peneira" do Vasco custam R$ 20.

1º Caça Talentos
Data: de amanhã a 12 deste mês
Local: avenida Brasil, no campo do Corinthians
Limite de idade: entre 11 e 19 anos
Inscrição: R$ 20
Local da inscrição: New Face (r. General Osório, 334)
Horário: das 8h às 18h30
Organizador do evento: Helton Luiz de Oliveira




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.