Ribeirão Preto, Sábado, 09 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Daerp quer estudo para captar água do rio Pardo

Superintendente lança e em seguida cancela licitação para "detalhar melhor"

Objetivo do órgão é buscar uma fonte alternativa de abastecimento para Ribeirão; hoje toda a água vem do Aquífero Guarani


VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Em menos de 24 horas, o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) lançou e cancelou uma licitação para estudar a captação de água do rio Pardo como fonte alternativa de abastecimento para a população da cidade.
A publicação do convite de preços foi feita no final da manhã de ontem, no "Diário Oficial" do Município. Às 17h20, porém, um fax assinado pela superintendência da autarquia e enviado à Folha informou o cancelamento.
No documento, o superintendente do órgão, Tanielson Campos, afirmou que a anulação foi feita para melhor "detalhamento, transparência, complementação técnica e equacionamento de eventuais dúvidas dos interessados".
Atualmente, toda a água que abastece Ribeirão vem do aquífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea das Américas. Mas, pesquisadores concluíram que o tamanho do aquífero é menor do que se pensava: foi de 1,2 milhão de quilômetros quadrados para 1,06 milhão de quilômetros quadrados, conforme dados apresentados no 2º Congresso Guarani, realizado no ano passado na cidade.
"Eu me precipitei [ao lançar a concorrência]. Conversando com mais pessoas percebi que só com o valor de que dispomos [R$ 148 mil], não iria dar para fazer um estudo aprofundado de tudo o que a gente precisa", afirmou o superintendente.
O estudo que o Daerp pretendia contratar por até R$ 148 mil visava não só avaliar a viabilidade de captação de água do rio Pardo como fazer um raio-X sobre o processo de gestão de recursos da autarquia, para identificar inclusive os vazamentos na rede.
Segundo Campos, continuam mantidos os planos de investigar fontes alternativas de abastecimento para a cidade, mas deverão ser abertas outras licitações, cada uma focada em um tipo de estudo específico. Ainda não há data para a publicação das concorrências.


Texto Anterior: Credores rejeitam duas propostas e adiam, de novo, venda do Gimenes
Próximo Texto: Duas cidades já captam água do Pardo para abastecimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.