Ribeirão Preto, Domingo, 09 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deportação pode demorar até três meses

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Itamaraty disse que o processo de deportação da cantora francana Fabiana da Silva Barbosa, 30, presa há quatro anos e meio na África do Sul por tráfico de drogas, está em andamento, mas toda a ação pode demorar até três meses.
Fabiana está hoje no centro de repatriação de Lindela, cidade da África do Sul, onde outros imigrantes ilegais aguardam junto com ela pela volta a seu país de origem.
A Folha tentou contato com o centro e com a Embaixada do Brasil em Pretória, capital administrativa da África, mas em razão do fuso horário não foi possível falar com nenhum dos responsáveis pelo órgão.
Segundo o Itamaraty, os gastos com a viagem devem ser pagos pelo governo da África do Sul, mas caso haja problemas, o governo brasileiro vai ajudar Fabiana. Ela deve conseguir transporte até São Paulo.
A cantora foi presa em outubro de 2005 no Aeroporto Internacional de Johannesburgo. Agenciada em Franca por nigerianos, Fabiana atuaria como "mula", fazendo o transporte de cápsulas de cocaína no estômago. Ela ganharia R$ 12 mil pelo transporte.
Condenada pela Justiça africana a oito anos de prisão, Fabiana permaneceu presa por quatro anos e meio em um presídio de Pretória -ela foi liberada antes do previsto por bom comportamento.
Segundo a mãe dela, Maria Aparecida da Silva, Fabiana deseja comprar um apartamento com o dinheiro que recebeu pelo trabalho de faxineira na casa de policiais, além de montar um negócio vendendo comidas típicas africanas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Araraquara terá novo centro de convenções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.