Ribeirão Preto, Segunda-feira, 09 de Maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresa de Franca "invade" território rival

DE RIBEIRÃO PRETO

Se o calçado chinês é visto por muitas empresas de Franca como um concorrente "predatório", outras indústrias têm tentado se adaptar à situação e partir para o contra-ataque.
A Bordallo/Anatomic Gel, de Franca, é um exemplo dessa ofensiva brasileira.
A empresa faz parte de um grupo de indústrias nacionais que passou a ver a China como um cliente.
De acordo com João Carlos Conrado, da Ghetz, que distribui os calçados da Bordallo no exterior, a empresa está vendendo no gigante asiático sapatos de alto nível, voltados para chineses que não compram o produto inferior fabricado pelas indústrias de seu próprio país.
Segundo Conrado, a Bordallo faz parte de um grupo de oito empresas calçadistas brasileiras que estão focando a China como alvo para a comercialização de sapatos.
O Sindifranca já estimou existir um potencial de 200 milhões de chineses com bom poder aquisitivo.
Atualmente, 50% da produção da Bordallo é voltada para o mercado exterior, responsável pela compra de 220 mil pares por ano.
Apesar da estratégia adotada pela empresa para crescer no exterior, Conrado também faz críticas à carga tributária praticada no Brasil.
"Tenho empresas na Inglaterra, nos EUA e na Itália. O Brasil ganha de lavada na burocracia e na cobrança de impostos, é uma loucura."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Seccional fecha cadeia de Altair e transfere presos para 3 cidades
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.