Ribeirão Preto, Quinta-feira, 09 de Setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradoria cobra reforço na segurança do Leite Lopes

Infraero tem até junho de 2011 para colocar aparelho em uso

DE RIBEIRÃO PRETO

O Ministério Público Federal em Ribeirão deu prazo até junho do ano que vem para que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) coloque para funcionar no aeroporto Leite Lopes a estação DVOR/DME, que garante mais segurança.
O sistema, mais sofisticado, emite sinais de rádio que auxiliam a navegação aérea, aumentando a segurança. A estação foi instalada em 2005, mas até hoje não entrou em operação.
Segundo a Procuradoria, a Infraero já gastou mais de R$ 1,5 milhão com a instalação e reparos, mas, mesmo assim, não foi capaz de fazer o sistema funcionar.
Como ficou parada, a estação sofreu com vandalismo e roubo de cabos. Mesmo depois de reparos, uma descarga de raios danificou o aparelho DVOR/DME.
De acordo com a Procuradoria, por causa dos roubos e dos danos provocados pelos raios será preciso substituir 14 componentes eletrônicos, ao custo de R$ 400 mil.
Segundo o procurador Andrey Borges de Mendonça, o prazo foi fixado depois de uma reunião convocada pelo órgão para que a Infraero explicasse as causas de o sistema estar parado.
"A segurança já existe no Leite Lopes. Mas esse equipamento é mais avançado, tem outras potencialidades."
A recomendação da Procuradoria inclui também a cobrança de que a Infraero informe bimestralmente ao órgão quais providências tomou para resolver o problema com o equipamento.
Procurada, a assessoria da Infraero respondeu apenas que ainda não foi notificada oficialmente da recomendação, mas que o prazo foi definido em comum acordo.
O Daesp, órgão estadual que administra o aeroporto, admitiu que houve roubos até 2007, mas que o problema acabou após a contratação de segurança particular.


Texto Anterior: Trânsito: Homem morre atropelado na área urbana de Matão
Próximo Texto: Polícia: Duas famílias são feitas reféns por homens armados em São Carlos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.