Ribeirão Preto, Sábado, 10 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barbieri pretende reativar laqueaduras

Prefeito de Araraquara também pediu estudo para reiniciar a realização de vasectomias no município

GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), quer reativar as cirurgias de laqueadura e vasectomia na rede municipal de saúde, como parte de um programa de planejamento familiar. O prefeito encomendou à Secretaria da Saúde um estudo sobre o assunto.
De acordo com a secretária da Saúde, Regina Barbieri, em 2007 havia pelo menos 300 pessoas na fila de espera para os dois procedimentos que, segundo ela, não são feitos no município há quatro anos.
"São pessoas que se cadastraram, mas, como o serviço não estava sendo feito, estão à espera ainda", disse. Segundo ela, a secretaria faz um novo levantamento para checar de quanto é a demanda hoje.
As cirurgias serão feitas na Santa Casa, com verba repassada pela prefeitura. "Ainda não sabemos o valor, pois vai depender da demanda", afirmou.
O vereador petista Carlos Alberto do Nascimento, que disse ainda não ter decidido se fará ou não oposição a Barbieri, afirmou que é preciso estudar a proposta. "Essa questão de "só faz quem quer" é muito subjetiva. É claro que, se houver uma campanha em cima disso, você incentiva o pessoal a fazer", afirmou. A legislação permite a laqueadura em mulheres com 25 anos ou mais ou que tenham ao menos dois filhos. Para os homens, as duas exigências são feitas: no mínimo 25 anos de idade e dois filhos.


Texto Anterior: Ladrões furtam 5 carros num só dia em São Carlos
Próximo Texto: Juventude: Araraquara quer fazer "censo" de garotos moradores de rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.