Ribeirão Preto, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel Regional

MARCELO TOLEDO (interino) - painelregional@uol.com.br

Sem feriado

A Câmara de Bebedouro barrou, ainda nas comissões, o projeto de lei enviado pelo Executivo que instituía o feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Segundo o advogado Paulo Chiaroni, da Câmara, o projeto foi barrado porque se tentou criar o feriado como comemoração religiosa ao dia de São Edmundo, celebrado na mesma data. Isso ocorreu porque as cidades têm permissão para decretar feriados por razão religiosa. Mas, segundo a Casa, Bebedouro já atingiu o limite de quatro feriados municipais. A prefeitura irá avaliar o parecer e tentar encontrar outra maneira legal de criar o feriado.

CPI. A novela entre a Câmara de Ribeirão e a Fundação Feira do Livro deve ter um novo capítulo. Segundo o líder do governo na Casa, Marcelo Palinkas (DEM), a prefeita Dárcy Vera (DEM) deve determinar que uma comissão da Secretaria da Fazenda acompanhe a aplicação dos R$ 500 mil de subsídio municipal à feira.

Apoio. Assim, diz Palinkas, a Câmara, que ameaçava não aprovar o repasse, deverá apoiar a subvenção de Dárcy para o evento. Procurada, a assessoria da prefeita não quis se manifestar.

Virada. Se a verba for aprovada, será mais uma mudança de comportamento dos vereadores, que aprovaram um pedido de CPI da feira, mas a investigação acabou não saindo do papel. Depois, na semana passada, houve a ameaça de barrar a subvenção, sob a alegação de que havia apuração no Ministério Público sobre a fundação.

Acqua. Os vereadores de Araraquara aprovaram ontem requerimento ao Ministério Público para estender de 30 para 70 dias o prazo para que o Instituto Acqua deixe a gestão de quatro postos de saúde na cidade. O pedido já havia sido feito de maneira informal à Promotoria, que negou a ampliação do prazo.

Prioridade. O requerimento prevê que, caso a prefeitura não consiga contratar médicos para suprir os profissionais do Acqua em todas as quatro unidades de saúde, que dê prioridade ao pronto-socorro da Vila Melhado.

Pizza. Além de projetos, a sessão em Araraquara teve bolo e pizza. O bolo comemorou o aniversário da petista Márcia Lia. Já a pizza foi oferecida pelo vereador João Farias (PRB), em protesto contra decisão judicial que cancela sindicância que deu origem a uma ação contra a gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT).

Com LEANDRO MARTINS, JEAN DE SOUZA, JULIANA COISSI e VERIDIANA RIBEIRO


Texto Anterior: Foco: Após focos da dengue serem achados em casarão, donos fazem manifestação irônica
Próximo Texto: Agrishow deste ano vai ocupar área 37% maior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.