Ribeirão Preto, Quinta-feira, 10 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira do Livro começa hoje e espera recorde de público

São aguardadas 500 mil pessoas, ante 408 mil que participaram em 2009

Show do Clube da Esquina, com Milton Nascimento, Lô Borges e Flávio Venturini, é a maior atração de hoje


LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Consolidada, a 10ª Feira do Livro de Ribeirão, que tem início hoje, às 18h, atrai olhares não só de leitores e escritores do país. Neste ano, pela primeira vez, uma editora estrangeira vai expor no evento: a cubana Citmatel.
O interesse de novos livreiros não é acaso. Nesta edição a feira expandiu em áreas e atividades e espera bater recorde de público.
Entre as novidades está uma plataforma digital da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que permitirá download gratuito de mais de 150 livros da Coleção Aplauso -será necessário o visitante levar um pen drive.
"Esse portal é para levar à população o livro digital, assunto discutido, mas que nem toda a população sabe do que se trata. Na feira, será possível ter essa experiência", disse o presidente do órgão, Hubert Alquéres.
A feira espera chegar à marca de 500 mil pessoas participando das atividades -em 2009 foram 408 mil.
O número inclui somente o público presente em eventos como o café filosófico, shows e sessões de cinema -as pessoas que circulam não são contabilizadas.
"Ampliamos a capacidade do cinema, da Arena Cultural e também da Vila do Livro, o que nos possibilita fazer uma projeção maior, em torno de 50 mil pessoas por dia", disse Isabel de Farias, presidente da Fundação Feira do Livro, entidade responsável por organizar o evento.
A Arena Cultural saltou da capacidade de 250 lugares para até 380 e o cinema poderá receber até 150 pessoas -50 a mais do que no ano passado. A Vila do Livro, voltada para o público mirim, tem expectativa de receber 700 crianças por dia.
A diversidade de opções também deve alavancar o público na feira.
Entre os 44 expositores, as editoras universitárias também aparecem em peso nesta edição. Concentradas em um corredor na rua Visconde de Inhaúma, livreiros como as editoras Unesp e Edusp vão ofertar títulos com até 60% de desconto.
Para os adolescentes haverá oficinas de capoeira, grafite, entre outros, nos Estúdios Kaiser de Cinema.
Já a garotada da quinta série da rede municipal terá um "cheque livrinho" no valor de R$ 18 para levar para casa o seu primeiro livro.
O projeto-piloto foi lançado neste ano e vai contemplar 3.000 alunos com nove folhas de cheque, no valor de R$ 2 cada uma.

SHOWS
O Clube da Esquina é a atração principal de hoje na abertura da feira. Os músicos Milton Nascimento, Lô Borges e Flávio Venturini se apresentam na esplanada do Theatro Pedro 2º, às 21h.
No repertório estarão clássicos como "Canção da América" e "Coração de Estudante". O trio se apresenta pela segunda vez neste ano. O dia tem ainda o Coral Minaz, às 18h, no Pedro 2º, com "O Barbeiro de Sevilha".


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Justiça permite que padre de Franca fique calado em CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.