Ribeirão Preto, Terça-feira, 10 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franca começa a usar radar "dedo-duro"

Aparelho capta placa e checa se documentos estão atrasados ou se o carro é roubado

DE RIBEIRÃO PRETO

A ruas de Franca passaram a contar na última semana com a presença de um "dedo-duro". Esse é o nome popular do chamado radar inteligente, um aparelho capaz de ler em segundos as placas dos veículos e checar se o carro é roubado ou tem pendência de documentação.
O uso do equipamento para a fiscalização da Policia Militar foi possível graças à aquisição do aparelho pelo município, ao custo de aproximadamente R$ 80 mil.
O radar fotografa a placa e, automaticamente, envia a informação a uma central de consulta que, em dois segundos, repassa os dados do veículo aos policiais por rádio.
São checados dados como o licenciamento e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), mas também se o veículo foi roubado ou furtado.
Ainda em forma de testes, o aparelho foi utilizado por três dias na última semana, por cerca de três horas por dia. A PM escolheu o Parque de Exposições Fernando Costa e ruas da região central.
Em nove horas, 60 carros foram flagrados pelo aparelho com algum tipo de irregularidade. Nenhum era produto de furto ou roubo, segundo o capitão Alexandre Wellington de Souza.
Para as rodovias da região, o Estado anunciou que deve enviar ainda neste ano cinco desses aparelhos.
Vão funcionar na Cândido Portinari (SP-334), em Franca, na Washington Luís (SP-310), em Araraquara, na Brigadeiro Faria Lima (SP-326), em Barretos, e na Anhanguera (SP-330), em Orlândia e Santa Rita do Passa Quatro.


Texto Anterior: Candidatos da região arrecadaram R$ 778 mil
Próximo Texto: Polícia 1: Homem é acusado de se passar por servidor para aplicar golpes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.