Ribeirão Preto, Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com câmera, PM flagra 1 crime por dia

Em novembro, houve 21 furtos e roubos no centro de Ribeirão, boa parte coibida graças à vigilância eletrônica

Ribeirão e mais cinco cidades têm juntas 60 aparelhos de segurança; número deve aumentar para 80 em um mês

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Um homem sobe a parede e entra por um vidro quebrado no Mercado Municipal de Ribeirão Preto, no centro, para roubar lojas. Minutos depois, tem que sair pelo mesmo lugar por ordem de policiais militares e vai preso.
Em Barretos, três adolescentes quebram o canteiro e plantas da praça central. Ao tentar fugir são presos por policiais militares.
As duas cenas de crime foram flagradas por câmeras de segurança, aparelhos que têm se multiplicado neste ano nas cidades da região.
Ao menos 60 câmeras já funcionam nas ruas de Ribeirão e em mais cinco municípios da região. O número deve chegar a 80 em um mês, com a entrada em operação de aparelhos em Jaboticabal.
Em Ribeirão, só em novembro, a Polícia Militar flagrou 21 ocorrências no centro -quase uma por dia. Boa parte delas teve como apoio a imagem capturada pelas câmeras de monitoramento.
Nos cinco primeiros dias deste mês, foram quatro flagrantes. Nas ruas do centro da cidade, há dez câmeras em funcionamento e mais quatro devem ser instaladas.
O "reforço" eletrônico na região veio com a instalação de 25 aparelhos nas ruas de Araraquara, na última segunda feira.
Barretos tem dez câmeras desde 2008. Neste mês, flagraram três delitos. E o município ganhará mais dez equipamentos em um mês, que serão instalados na entrada e na saída da cidade e em outros locais estratégicos.
"Temos vários furtos de veículos no Hospital de Câncer, um dos pontos que terá monitoramento", disse o diretor de Administração e Gestão, Eliazar Ceccon.
São Carlos possui cinco câmeras, mas tem projeto de instalar mais 20 equipamentos. Em Franca, há oito desde 2009. Matão possui dois aparelhos. Nessas três cidades, a Folha tentou, mas não conseguiu obter informações sobre o número de flagrantes das câmeras.


Próximo Texto: Barretos usará 424 aparelhos em seus prédios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.