Ribeirão Preto, Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

49 adolescentes devem ser mortos até 2013

Estimativa da região é de estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

DE RIBEIRÃO PRETO

No dia 23 de janeiro deste ano, o adolescente Edimar Lopes Júnior, 15, morreu após ser baleado por um policial na porta de uma boate, em Ribeirão. Em junho, o estudante Luiz Augusto dos Santos, 17, foi morto ao se negar a entregar sua bicicleta, no parque Tom Jobim, também em Ribeirão.
Edimar e Luiz Augusto integram as estatísticas de adolescentes assassinados na região, número que deve chegar a 49 até 2013, se nenhuma ação for feita para conter a violência.
A estimativa faz parte de estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O IHA (Índice de Homicídios na Adolescência) estima o número de menores entre 12 e 18 anos que serão assassinados em um período de sete anos.
Como a pesquisa tem como base dados da criminalidade em 2007, o índice calcula a estimativa de mortes violentas até 2013.
Das seis cidades da região com mais de cem mil habitantes, Sertãozinho é a que registrou o maior IHA: 0,59. Isso significa que a taxa de homicídios de adolescentes até 2013 deve ser de 0,59 para cada mil habitantes com idade entre 12 e 18 anos.
Ribeirão ficou com IHA 0,33 (veja quadro ao lado). As mortes de Edimar e Luiz Augusto, neste ano, fogem ao padrão no qual quase sempre os assassinados têm vínculos com o crime.
O tráfico é um dos principais motivadores para as mortes de jovens, segundo Ariel Alves, do Conanda (Conselho Nacional da Criança e do Adolescente).


Texto Anterior: Barretos usará 424 aparelhos em seus prédios
Próximo Texto: Câmara aprova 27 vereadores em 2013
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.