Ribeirão Preto, Domingo, 11 de Setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barsa investe 7 milhões de euros ao ano para atualizar seu conteúdo

DE RIBEIRÃO PRETO

Sem concorrentes no mercado brasileiro -Mirador e Britannica deixaram de ser produzidas na década de 1990-, a enciclopédia Barsa tem investido cerca de € 7 milhões ao ano para atualizar o seu conteúdo.
Cerca de 750 colaboradores participam da atualização mensal do DVD-ROM, que complementa os 18 volumes de enciclopédias desde 2007. "Dessa forma, a enciclopédia deixou de ser um veículo perecível", afirmou Sandra Cabral, diretora da Barsa.
No ano passado, a Barsa vendeu cerca de 55 mil exemplares -um terço do que vendia quando surgiu, em 1954. "Em 1997, quando os computadores começaram a ser amplamente difundidos, nossas vendas despencaram. Mas logo depois lançamos o primeiro CD-ROM", disse.
Uma pesquisa recente com 600 pessoas com idade entre 18 e 40 anos mostrou que, na capital, a coleção física se torna mais atrativa com o apoio de recursos multimídia.
"Quem disse que não compraria o livro, disse que compraria o DVD, por exemplo. Se ficássemos só com o livro o mercado tenderia a diminuir ainda mais", afirmou.
A pesquisa revelou ainda, de acordo com ela, que a Barsa se tornou sinônimo de enciclopédia e, por isso, a empresa, controlada pela Editora Planeta, deve abolir a palavra "enciclopédia".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Escola de samba diz que prefeitura jogou fantasias fora
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.