Ribeirão Preto, Domingo, 11 de Outubro de 2009

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URBANISMO

Retirada de trilhos aguarda aprovação de dois projetos

DA FOLHA RIBEIRÃO

Depois de várias readequações, a retirada dos trilhos urbanos de Araraquara precisa ainda da revisão de dois viadutos. Devido ao novo traçado do contorno ferroviário no ano passado -o primeiro passava em uma área de aterro sanitário-, três pontes tiveram que ser reprojetadas, sendo que duas ainda não tiveram as alterações liberadas pelo DER e Artesp.
A obra é executada desde 2007 pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Em março, a obra sofreu atraso devido à falta de licença ambiental. A previsão de entrega é em setembro de 2010.
De acordo com o DNIT, o desvio reduziu a extensão do contorno de 12 quilômetros para 8,5 quilômetros. O órgão disse que um viaduto foi liberado e executado.
O segundo, situado na rodovia Antônio Machado Sant'Anna, que liga Ribeirão Preto a Araraquara, vai ser alterado porque, quando foi projetado, a pista era simples. Uma terceira obra também teve alteração: o viaduto era ferroviário e passou a ser rodoviário.
Os dois últimos projetos estão situados em estradas estaduais que estão sob concessão e dependem de aprovação do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que encaminha para avaliação da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).
Procurado, o DER não informou qual o prazo para análise dos dois projetos.
O DNIT, por sua vez, informou que as mudanças estão em fase final e não haverá novo atraso no cronograma das obras. Cada viaduto demora entre 90 e 120 dias para ser concluído.
A obra, que utiliza somente recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), já teve atraso devido à falta de licença do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais), o que fez com que 60% dela ficasse paralisada.


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