|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
URBANISMO
Retirada de trilhos aguarda aprovação de dois projetos
DA FOLHA RIBEIRÃO
Depois de várias readequações, a retirada dos trilhos
urbanos de Araraquara precisa ainda da revisão de dois
viadutos. Devido ao novo traçado do contorno ferroviário
no ano passado -o primeiro
passava em uma área de aterro sanitário-, três pontes tiveram que ser reprojetadas,
sendo que duas ainda não tiveram as alterações liberadas pelo DER e Artesp.
A obra é executada desde
2007 pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Em
março, a obra sofreu atraso
devido à falta de licença ambiental. A previsão de entrega é em setembro de 2010.
De acordo com o DNIT, o
desvio reduziu a extensão do
contorno de 12 quilômetros
para 8,5 quilômetros. O órgão disse que um viaduto foi
liberado e executado.
O segundo, situado na rodovia Antônio Machado Sant'Anna, que liga Ribeirão
Preto a Araraquara, vai ser
alterado porque, quando foi
projetado, a pista era simples. Uma terceira obra também teve alteração: o viaduto
era ferroviário e passou a ser
rodoviário.
Os dois últimos projetos
estão situados em estradas
estaduais que estão sob concessão e dependem de aprovação do DER (Departamento de Estradas de Rodagem),
que encaminha para avaliação da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).
Procurado, o DER não informou qual o prazo para
análise dos dois projetos.
O DNIT, por sua vez, informou que as mudanças estão
em fase final e não haverá
novo atraso no cronograma
das obras. Cada viaduto demora entre 90 e 120 dias para
ser concluído.
A obra, que utiliza somente recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), já teve atraso devido
à falta de licença do DEPRN
(Departamento Estadual de
Proteção dos Recursos Naturais), o que fez com que 60%
dela ficasse paralisada.
Texto Anterior: Mudanças seguem ordem logística, afirma a Monsanto Próximo Texto: Polícia: Região tem 45 km de fios de telefonia furtados no ano Índice
|