Ribeirão Preto, Segunda-feira, 12 de Março de 2001

Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE COLETIVO
Definição de itinerários e horários só aconteceu na sexta; prefeitura fez panfletagem ontem
Perueiro "estréia" com desinformação

Lucio Piton - 10.mar.2001/Folha Imagem
Vista aérea de vans recebendo adesivos sobre o serviço que começa hoje no pátio da Transerp, no último sábado, em Ribeirão Preto



EVANDRO SPINELLI
DA FOLHA RIBEIRÃO

A desinformação marca a estréia oficial dos perueiros hoje como contratados das empresas de ônibus transportando passageiros em locais específicos de Ribeirão Preto.
Somente na noite de sexta-feira foram definidos os itinerários e os horários das 17 linhas de vans que começam a funcionar hoje. No total, serão 41 linhas de peruas.
Dezesseis vans começam a trabalhar hoje, sendo oito por período. O serviço será gratuito. Elas vão operar no mesmo horário dos ônibus e deixarão os passageiros em sete pontos de conexão com o transporte coletivo.
A demora na definição aconteceu em razão do impasse causado entre a Atarp (Associação do Transporte Alternativo de Ribeirão Preto S/A) e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Ribeirão Preto e Região no momento da assinatura do contrato. Depois de uma semana de negociações, o contrato só foi assinado às 22h da última sexta.
A prefeitura faria ontem a distribuição de panfletos nas 17 regiões da cidade que começam a ser atendidas hoje pelas vans.
A própria Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A) reconhece que a divulgação feita ontem não será suficiente. Ela vai manter as vans operando em alguns locais que são atendidos pelos ônibus, mas não vai alterar o itinerário das linhas na primeira semana.
De acordo com o engenheiro da Transerp Reynaldo Lapate, de 10 a 12 linhas de ônibus (a cidade tem 76) serão reformuladas, mas isso só vai acontecer depois que a população estiver acostumada com a operação das vans.
"Em alguns locais, o ônibus sai de seu itinerário normal para atender locais mais distantes. É o que a gente chama de "apêndice" das linhas. Esses apêndices serão retirados do itinerário dos ônibus e serão atendidos pelas vans, mas nos primeiros dias vão conviver os dois. Quando a gente perceber que o pessoal já assimilou, vamos fazer a alteração", disse Lapate.
Um desses apêndices que serão retirados é o atendimento ao aeroclube feito pela linha Jardim Aeroporto.
Segundo o engenheiro, quando os usuários de ônibus dessa área estiverem acostumados com a van, a linha será alterada.
De acordo com Lapate, as linhas de vans que começam a operar hoje são curtas e possibilitam que cada carro atenda até a três linhas ao mesmo tempo.
O sistema deve estar completamente implantado, segundo Lapate, dentro de um mês.
Serão utilizados 18 pontos de conexão das vans com as linhas de ônibus. O transporte será feito por 50 peruas trabalhando por período, sendo pelo menos 36 no transporte complementar e até 14 no atendimento a portadores de deficiência física.
Anteontem, os perueiros e os fiscais contratados passaram por um treinamento na sede da Transerp para começar a operação hoje. As vans também receberam adesivos provisórios para identificar que elas estão a serviço das empresas permissionárias e que não podem cobrar tarifa.


Próximo Texto: Estudante vai fiscalizar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.