Ribeirão Preto, Quinta-feira, 12 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel Regional

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Sem verba

Barretos e Sertãozinho estão impedidos de receber transferências voluntárias de recursos da União e dos Estados, segundo a Confederação Nacional de Municípios. As duas cidades integram grupo de 1.584 municípios do país que estão em dívida com a Previdência e, portanto, ficam sem a Certidão Negativa de Débito, documento emitido pelo INSS. Barretos, que deve R$ 15 milhões, diz já ter assinado um termo de parcelamento para quitar a dívida. A expectativa é que o documento seja liberado nos próximos dias. Já Sertãozinho afirmou que havia uma divergência em relação ao débito, mas tudo foi acertado e o município recebeu a certidão ontem. A União não comentou.




Famosa. "Chegou a prefeita de Ribeirão. Chegou atrasada porque já fiz a distribuição das casas." Dárcy Vera (DEM) disse que foi recebida assim pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao chegar meia hora atrasada devido a problemas de voo na reunião em Brasília, na terça, em que se discutiu o plano habitacional do governo.

Famosa 2. Dárcy já é conhecida em Brasília por ter "invadido" uma reunião que era destinada apenas aos prefeitos de capitais, em fevereiro. E, na semana passada, ela invadiu a reunião da Abimaq, que elegeu o novo presidente da Agrishow.

No vácuo. Falando em invasão, na terça o papel coube ao prefeito de Sertãozinho, Nério Costa (PPS). Ele foi o "assessor de Dárcy" na reunião de habitação em Brasília que era exclusiva para cidades acima de 300 mil habitantes -Sertãozinho tem 109.565.


Mais um. O dia de São Sebastião (20 de janeiro), padroeiro de Ribeirão, foi incluído na relação de feriados religiosos da cidade. Pelo projeto, do vereador Corauci Neto (DEM), a data entra no lugar do feriado de Finados (2 de novembro).

Quatro. Mas, como Finados já é um feriado nacional, na prática a cidade passa a ter um novo feriado. Decreto do ex-presidente Castello Branco (1964-67) limita em quatro as datas religiosas municipais, incluído neles a Sexta-feira da Paixão.

Vaga. Corauci disse que, com a transformação de Finados em data nacional, "vagou" uma data e, por isso, ele sugeriu a homenagem.

Os outros. Além da Sexta da Paixão e do Dia de São Sebastião, são feriados religiosos da cidade o 19 de junho, dia de Santa Juliana Falconieri (aniversário da cidade), e o Corpus Christi.

com BRUNA SANIELI, GEORGE ARAVANIS e MARCELO TOLEDO


Texto Anterior: Clima: Previsão aponta chuva forte em Ribeirão amanhã e sábado
Próximo Texto: Receita mira o grande contribuinte de Ribeirão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.