Ribeirão Preto, Terça-feira, 12 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo centralizador de Dárcy gera desgaste com 1º escalão

Secretários da Fazenda e do Governo estariam dispostos a deixar administração

Pinghera afirma apenas que "momentaneamente" não pretende sair; Saquy não admite, mas estaria insatisfeito com a prefeita


VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

O modo centralizador de administrar da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), está causando desgaste entre os secretários. Segundo a Folha apurou, ao menos dois deles, Paulo Saquy, do Governo, e Francisco Pinghera, da Fazenda, estariam dispostos a deixar a administração.
No caso de Pinghera, um episódio específico, o da criação da Secretaria do Turismo, implantada oficialmente no dia 30 de abril com a posse de Humberto Pereira Lima, teria aumentado a insatisfação do secretário.
Em 5 de fevereiro, ele declarou à imprensa que a criação da pasta seria um "contrassenso", diante da necessidade de corte de gastos frente à queda de arrecadação. Na semana seguinte, Dárcy mandou à Câmara o projeto criando a secretaria.
Questionado pela Folha sobre um possível desgaste com a prefeita, Pinghera disse apenas que "momentaneamente" não pretende sair. Pinghera não informou quanto tempo significa "momentaneamente", nem se já conversou com a prefeita sobre o assunto.
Já Saquy, segundo o que dizem funcionários da prefeitura, está insatisfeito com o excesso de controle da prefeita sobre suas ações e a falta de autonomia, embora ela não admita isso. Compromissos pessoais -Saquy é professor da Faculdade de Odontologia da USP e fornece cana-de-açúcar para usinas- também deixaram o secretário dividido.
"Todas as virtudes e todos os defeitos da Dárcy eu já os conhecia. Ela tem o estilo dela. E ela é a chefe do governo, a palavra final é sempre a dela e ela gosta e quer saber de tudo. Mas isso não me incomoda", disse.
Quem também pode sair do cargo em 15 de julho é a secretária de Negócios Jurídicos, Vera Lúcia Zanetti, que tem compromissos com uma filha que mora no exterior.
À Folha, a prefeita disse que sabia que alguns de seus secretários, como Zanetti, Saquy e Pinghera, tinham "prazos por causa de coisas pessoais". "Eu estou contente com todos", afirmou, sem negar ou admitir que prepara mudanças.


Texto Anterior: Ribeirão, 153: Feira do Livro encorpa a festa de aniversário da cidade
Próximo Texto: Prefeita entrega projeto de moradia popular em favelas para Promotoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.