Ribeirão Preto, Sábado, 12 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Unifran irá demitir professor em 2010 para cortar custos

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Unifran (Universidade de Franca), maior instituição de ensino superior privada da região, irá reorganizar aulas, juntar turmas e cortar professores em 2010. De acordo com a reitora Rosalinda Chedian Pimentel, a instituição passa por um "choque de gestão".
Contratada em setembro para assumir a reitoria, Pimentel diz que a Unifran está sendo profissionalizada. Por isso, segundo ela, estão sendo identificadas "áreas em que há sobreposição de utilidades" no quadro de funcionários, que podem ser remanejados ou demitidos.
Ela cita como exemplo aulas de uma matéria que acontecem no mesmo horário mas para turmas diferentes, em classes com menos de 15 alunos. Nesses casos, de acordo com Pimentel, as turmas poderiam ser integradas em uma só sala de aula.
"Estamos enxugando, redimensionando. Temos áreas com escassez de pessoal, outras com superlotação", afirmou a reitora.
Nesse processo, segundo ela, podem haver demissões. A Unifran emprega cerca de 520 professores, e os cortes podem atingir, diz Pimentel, até 15 deles.
Cada professor está sendo avaliado individualmente pela coordenação do curso, pelos alunos e por eles próprios. Ela afirmou que é normal que neste período do ano haja demissões em instituições de ensino superior. Na faculdade, segundo a reitora, os cortes estão sendo feitos em níveis menores do que outras instituições.
Não haverá mudanças no quadro de mestres e doutores que formam o "núcleo estruturante" de cada curso, um número mínimo exigido pelo MEC (Ministério da Educação), diz Pimentel.
Segundo o último Censo do Ensino Superior do MEC, relativo ao ano passado, a instituição recebeu 9.311 matrículas no 1º semestre daquele ano. No período, a Unifran formou 1.741 profissionais.


Texto Anterior: Pedreiro é morto a tiros por menores
Próximo Texto: Fiscalização: Franca vai multar mecânica que consertar carro em calçada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.