Ribeirão Preto, Sábado, 13 de Fevereiro de 2010

Próximo Texto | Índice

No samba, Ribeirão quer expandir turismo

Espelhada em cidades que foram tema nos carnavais da capital e do Rio, Ribeirão quer atrair turistas de outros Estados

A Águia de Ouro abrirá a segunda noite do Carnaval paulistano, às 22h30 e vai colocar a cidade em rede nacional por 65 minutos

Silva Junior/ Folha Imagem
Carro alegórico da Águia de Ouro no sambódromo recebe os últimos retoques para o desfile da segunda noite do carnaval

MARCELO TOLEDO
EM SÃO PAULO

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Ao abrir o desfile de hoje no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, a Águia de Ouro colocará Ribeirão Preto em rede nacional por 65 minutos, mas a exposição que a cidade quer vai além disso, que é ter ganhos para o turismo local.
Espelhada em outras localidades que foram tema nos carnavais da capital e do Rio de Janeiro, Ribeirão buscará, após o enredo "Ribeirão Preto, região à frente do seu tempo: da mineração ao agronegócio, terra de liberdade e riqueza", atrair turistas de outros Estados, a exemplo do ocorrido com Poços de Caldas (MG), enredo da Beija-Flor há quatro anos.
"Hoje recebemos com muita frequência turistas do Rio. [...] Dobrou em relação ao que havia antes [do enredo]", afirmou Marco Antônio Dias de Paiva, ex-diretor de turismo e atual secretário de Comunicação da cidade mineira.
A Águia de Ouro abrirá a segunda noite do Carnaval paulistano, às 22h30. Campeã do grupo de acesso no ano passado, ela afirma tentar neste ano o que ainda não conseguiu na elite do samba: ser campeã.
"Se não fosse para pensar em título, nem íamos desfilar. A escola vai para a avenida tentar o título e mostrar um bonito Carnaval", disse Sidnei Carriuolo, presidente da Águia. O enredo trará a história de Ribeirão: a escravidão nas lavouras cafeeiras, a cana-de-açúcar, a imigração italiana, o desenvolvimento trazido pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a cultura francesa, Santos Dumont, o futebol e o chope.
A estratégia de fomentar o turismo -que teve custo zero para a prefeitura, segundo a administração e a escola- pode dar resultado, na avaliação de Mauro Marco da Rocha Júnior, chefe do Departamento Econômico e de Turismo de Araxá (MG), homenageada também pela Beija-Flor em 1999.
"O desfile reflete até hoje. Grande parte do pessoal de São Paulo e do Rio brinca com o samba-enredo, canta o samba nos hotéis. Ficou eternizado."
A estimativa é que a Águia tenha amealhado R$ 100 mil na iniciativa privada em Ribeirão, valor considerado baixo para o patamar desejado -em maio cogitava-se obter R$ 1 milhão.
"Se [a Águia] ficar entre as cinco primeiras participará do desfile das campeãs e entrará também na TV Bandeirantes [além da Globo, que transmite o desfile hoje], o que fará com que o enredo fique na história da escola. Se pensar que Ribeirão será homenageada sem gastar recurso público é ótimo. Demos apoio institucional e ajudamos a montar a estrutura quando eles vieram fazer o ensaio aqui", afirmou o secretário do Turismo de Ribeirão, Humberto Pereira Lima.
O enredo, porém, pode não emplacar. "Ribeirão Preto, claro, é uma cidade conhecida, mas para o público que gosta de Carnaval não é um enredo com apelo", disse Alberto Ikeda, professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que pesquisa Carnaval há mais de 30 anos e foi jurado do Carnaval paulistano (leia texto nesta página).

NA TV - Desfile das escolas de SP
Globo, ao vivo, às 22h25


Próximo Texto: Tema: Clareza da história motivou enredo, diz Águia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.