Ribeirão Preto, Sábado, 13 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Liminar determina retorno de Francisco Vessi no lugar de Eliana Amoroso; é a 2ª troca em 2 semanas
Prefeito de Cravinhos muda novamente

ALESSANDRO SILVA
da Folha Ribeirão

O Tribunal de Justiça de São Paulo trocou o prefeito de Cravinhos, ontem à tarde, pela segunda vez em duas semanas.
Francisco Vessi (PL), eleito em janeiro, conseguiu liminar para retornar ao cargo. É o décimo prefeito que a cidade tem em cidade em dez anos.
Ele substitui Eliana Amoroso (PDT), também empossada por meio de liminar, e que precisou de reforço policial para entrar no prédio da prefeitura no último dia 1º.
A liminar de Vessi que cassou a decisão que empossou Eliana saiu no final da tarde de ontem, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça, Dirceu de Mello.
Outras duas ações na Justiça pediam o afastamento da prefeita.
Eliana foi cassada pela Câmara em agosto do ano passado, acusada de desviar dinheiro da prefeitura e de fraudar a ordem dos pagamentos a fornecedores.
Afastada do cargo, ela recorreu ao juiz de Cravinhos e perdeu a demanda. O caso acabou no Tribunal de Justiça, houve nova eleição para prefeito da cidade em janeiro, quando Vessi venceu, e Eliana retornou há duas semanas.
"Vou lacrar o portão da prefeitura e não deixarei ninguém entrar até que eu tome posse, assim como eles (grupo da Eliana) fizeram", afirmou Vessi, assim que soube da decisão judicial.
A prefeita afastada não foi encontrada pela Folha para falar sobre o caso. Seu advogado, Wagner Marcelo Sarti, disse que estudará outro tipo de recurso.
O desembargador entendeu que deveria ser mantido o resultado da eleição fora de época, convocada pelo próprio TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Segundo o advogado Sergio Roxo, que pediu o retorno do prefeito, Vessi precisa agora ser empossado pela Câmara.
A transmissão de mandato deve ocorrer na segunda-feira, informou o prefeito eleito.
"Teremos mudanças drásticas dentro da prefeitura, inclusive com enxugamento da máquina", afirmou Vessi à Folha.
Eliana era vice do pai, José Amoroso, cassado em 96, também acusado de desviar verbas municipais.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.