Ribeirão Preto, Terça-feira, 13 de Abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Clima também deve prejudicar safra da laranja

DA FOLHA RIBEIRÃO

A chuva dos últimos meses de 2009 também irá afetar os laranjais da região. Para a safra que começa em maio, a quebra prevista pode chegar a 30% no Estado, segundo o consultor do Gconci (Grupo de Consultores em Citros) Gilberto Tozzati. A média estadual, deve ficar em 10%, diz a entidade.
Na região de Taquaritinga, a estimativa é colher entre 15% e 18% menos que em 2009, diz o presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Antonio dos Santos.
O Estado de São Paulo, maior produtor mundial da fruta, ainda não tem uma estimativa oficial da safra, mas é certo que ela será menor, segundo o secretário estadual da Agricultura, João Sampaio.
A explicação é a chuva dos últimos meses do ano passado. Além do surgimento de fungos no período de floração da laranja, a alta umidade alterou o período de aparecimento do psilídeo, transmissor do greening, de dezembro para março, diz o pesquisador do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) Pedro Yamamoto.
O efeito só não é pior para o produtor porque muitos vêm de uma safra ruim, o que achata a base de comparação, diz Tozatti.


Texto Anterior: Grupo consegue aval para plantio de 13 novas variedades de cana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.